Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Programa discute relação entre infância, adolescência e mídia
Início do conteúdo da página
Salto para o Futuro

Programa discute relação entre infância, adolescência e mídia

  • Quarta-feira, 03 de outubro de 2018, 10h24
  • Última atualização em Quinta-feira, 04 de outubro de 2018, 06h42

Muito comum para os adultos, as tecnologias têm entrado cada vez mais cedo na rotina de crianças e adolescentes. O programa Salto para o Futuro, da TV Escola, desta quarta-feira, 3, debate os limites da participação e o impacto que o mundo digital tem nesse público. Para a discussão, os convidados são David Kleemann, consultor e analista de mídia, e Regina de Assis, diretora de Educação, Cultura e Comunicação da TV Escola.

Estudos recentes revelam que essa exposição da infância e adolescência à internet gera riscos. Um estudo apresentado no Fórum Econômico Mundial, em fevereiro deste ano, reuniu dados de 34 mil crianças de 29 países e revelou que 56% das crianças entre oito e 12 anos de idade estão expostas a ameaças digitais como cyberbullying, vício em videogames e comportamento sexual on-line. Outros pesquisadores indicam ainda que o tempo que as crianças passam na frente da tela contribui para esses riscos.

David Kleemann acredita que o importante não é apenas supervisionar o tempo que os usuários mais novos ficam na internet, mas sim acompanhar o tipo de conteúdo on-line consumido. “Eu acho que é muito melhor observar o conteúdo que eles estão consumindo, quando e o porquê de estar usando a mídia. Observar as necessidades de cada criança individualmente, se estão usando a tecnologia para escapar de algo ou ir atrás de algo mais interessante”, opina o britânico.

Para os pais, que normalmente são os responsáveis por administrar o acesso das crianças e adolescentes à internet, a professore Regina de Assis dá alguns conselhos de como direcionar o uso das mídias para os usuários mais jovens. “Primeiro ponto que os pais devem se preocupar no acesso de seus filhos é: para que eles usam o celular? É por uma questão de segurança? Se for para isso, tudo bem. Mas se for para ficar horas jogando, então tem que haver uma negociação, um acordo. Fácil não é, mas é possível.”

Salto para o Futuro é apresentado por Murilo Ribeiro e Barbara Pereira, todas as quartas-feiras, às 20h, na TV Escola. O programa fica disponível também no canal do YouTube, no portal oficial e no aplicativo da emissora disponível nas plataformas digitais.

Assessoria de Comunicação Social

 

X
Fim do conteúdo da página