Série Percursos Educativos ganha plataforma direcionada a geografia
A TV Escola, emissora vinculada ao MEC, lança nesta quarta, 3, o quarto módulo de aprofundamento de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desta vez em geografia. Depois dos percursos educativos de matemática, língua portuguesa e biologia, a plataforma digital desenvolvida traz todas as questões relativas a essa disciplina, abordadas no Enem desde 2012 e divididas por conteúdo pedagógico, grau de dificuldade e incidência percentual dos temas em todos os exames.
Elaborados por meio de projeto da TV Escola que complementa o programa Hora do Enem, os percursos educativos não apenas apresentam o caminho para resolução de exercícios, mas servem de apoio a qualquer pessoa interessada em estudar. Além das questões do Enem, a plataforma oferece links para videoaulas, materiais pedagógicos e múltiplos conteúdos de aprofundamento dos estudos.
Com curadoria do professor Roberto Marques, o percurso de geografia apresenta sete caminhos temáticos para se preparar para o Enem: Sociedade e natureza; População; Geografia política e econômica; Geografia urbana; Geografia agrária e cartografia; Conceitos geográficos; e Brasil.
Os cinco primeiros caminhos podem apresentar algumas questões repetidas entre si. Segundo Roberto Marques, isso acontece porque a geografia frequentemente mobiliza conhecimentos variados para abordar algum assunto. “Quando analisamos as questões, vemos que algumas delas trabalham conceitos de mais de uma área temática”, explica. “Do mesmo modo, algumas dessas questões podem aparecer em outros percursos da área de ciências humanas e suas tecnologias, como filosofia, história ou sociologia.”
Os dois últimos caminhos do percurso de geografia – Cartografia e conceitos geográficos e Brasil – são um tipo de “bônus” para os estudos. Segundo o curador do projeto, eles foram feitos para destacar a importância da cartografia e dos conceitos geográficos e as questões que se referem especificamente ao Brasil. “É importante observar que a cartografia pode ser pensada como uma linguagem própria, muito cara à geografia”, diz. “Saber ler e interpretar um mapa, para quem vai enfrentar uma prova como o Enem, é fundamental. O mesmo vale para uma boa leitura de gráficos e tabelas. Por essa razão, as questões de outros caminhos foram reorganizadas dentro dessa temática, para que o estudante possa dar uma atenção especial aos conceitos e cartografia.”
Já o caminho referente ao Brasil é uma reorganização de outros caminhos e com uma abordagem regional. “Nas provas de geografia do Enem, há muitas questões que dizem respeito a especificidades do Brasil. São questões sobre sociedade e natureza, geografia de população, geografia política e econômica, geografia urbana ou geografia agrária que mobilizam conhecimentos sobre a realidade brasileira”, explica o professor. “A organização dos caminhos de geografia foi feita pensando em contribuir para o estudo do candidato de acordo as Matrizes de Referência do Enem, em diálogo com a nossa cultura escolar, com o que os currículos das nossas escolas vêm abordando ao longo do tempo.”
Clique aqui para conhecer mais sobre os Percursos Educativos da TV escola.
Assessoria de Comunicação Social