Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > FAO e FNDE fazem encontro sobre horta escolar
Início do conteúdo da página
Trilhas da educação

Pesquisa estuda utilização de rejeitos da mineração para produção de madeira plástica

  • Segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020, 19h51
  • Última atualização em Segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020, 20h04

Projeto desenvolvido por estudante do Cefet-MG é tema do programa Trilhas da Educação

Já ouviu falar em madeira plástica? Utilizada como material alternativo na construção civil, a madeira plástica é sustentável porque permite reciclar rejeitos de mineração que demorariam anos para se decompor. Essa nova tecnologia vem sendo desenvolvida pela aluna Clara Lechtman, estudante de Química do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Minas Gerais.

O material produzido é de elevada resistência mecânica e a altas temperaturas podendo ser usado na produção de bens duráveis como mesas e cadeiras. “A pesquisa traz utilidade aos rejeitos que ficam estocados de barragens como a de Brumadinho e Mariana e que podem causar diversos prejuízos para a sociedade como os desastres que aconteceram em 2015 e 2019, com danos irreversíveis”, acrescenta Clara.

O projeto ainda está no começo, mas, já traz bons resultados. Como o reconhecimento da 18ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). A feira, que acontece na Universidade de São Paulo (USP) no mês de março, é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista. Além do projeto sobre madeira plástica, mais sete do Cefet-MG foram selecionados para apresentação na Febrace.

Saiba mais – A pesquisa desenvolvida pela estudante de Química do Cefet-MG é o tema da edição desta segunda-feira, 10 de fevereiro, do programa Trilhas da Educação, da Rádio MEC.

X
Fim do conteúdo da página