Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Inscrições para o exame começam em 20 de maio; prova será em 25 de agosto
Início do conteúdo da página
Enem 2017

Declaração deve ser preenchida na página do participante

  • Domingo, 05 de novembro de 2017, 11h25
  • Última atualização em Domingo, 05 de novembro de 2017, 12h07

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estreia um formato inédito: a aplicação da prova em dois domingos consecutivos. São 6,7 milhões de participantes em todo o país a fazer as provas neste domingo, 5, e no próximo, dia 12. A nova configuração foi uma escolha da sociedade, convidada a opinar por meio de uma consulta pública promovida em janeiro deste ano pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao MEC.

As mudanças e a introdução de várias melhorias e estratégias de segurança não aumentaram o custo do exame. Pelo contrário: enquanto o Enem 2016 custou R$ 90,64 por pessoa, o exame deste ano deve ser fechado com o custo unitário de R$ 87,54.

 Essa economia se deve também às mudanças na emissão da declaração de comparecimento ao exame. Diferentemente do ocorrido até a edição do Enem de 2016, quando o Inep tinha de imprimir cerca de 7 milhões de declarações, mesmo que nem todos os candidatos fossem usar o documento, agora o próprio aluno que desejar a declaração deve levá-la impressa no dia da prova.

“Todo o participante que necessitar de uma declaração de comparecimento ao exame ele deverá entrar na página do participante, imprimir sua declaração e levar no dia da prova”, explica a diretora de Gestão e Planejamento do Inep, Eunice Santos. “Chegando ao seu local, ao final da sua prova ou no início, ele vai se dirigir à coordenação do exame pra que o coordenador do local de aplicação possa assinar essa declaração”.

Eunice lembra que a declaração de comparecimento é imprescindível para os candidatos que trabalham nos dias da aplicação da prova e precisam do documento para abonar as respectivas faltas. Para imprimir o documento, basta acessar a página do participante.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep

Assunto(s): Enem , provas , cartão
X
Fim do conteúdo da página