Escola indígena abre turma de ensino médio, no Amazonas
A Escola Uapinopona Tuyuka, na região do Alto Rio Tiquié, no Amazonas, iniciou sua primeira turma de ensino médio. A escola pretende fortalecer a atuação dos jovens em suas comunidades por meio de uma formação que valorize a cultura tradicional, o aprendizado pela pesquisa e o preparo para o trabalho dentro da própria terra indígena, como o manejo agroflorestal e artesanato.
“A experiência é uma das melhores em curso no Brasil. É uma referência obrigatória na construção de currículos, revitalização da língua materna indígena e produção de materiais para uso nas salas de aula”, disse Kleber Gesteira, coordenador da Educação Escolar Indígena, do Ministério da Educação. Segundo ele, a comunidade Tuyuka foi beneficiada com o programa de Formação de Professores desenvolvido pelo MEC. Todo o material didático produzido pelos professores foi financiado pelo ministério.
Após a formatura de 20 estudantes de ensino fundamental, em maio passado, a escola abriu sua primeira turma de ensino médio. A principal motivação para o início das atividades do ensino médio é completar a formação dos jovens tuyuka, dentro da proposta de ensino-pesquisa e valorização cultural nas comunidades do Alto Tiquié. O início dessa nova etapa faz parte do projeto do povo tuyuka de formar seus jovens para que eles possam permanecer em suas comunidades e, nelas, desenvolver suas atividades.
Reconhecimento – A nova turma é composta por 23 jovens de seis comunidades tuyuka, quatro no Brasil e duas na Colômbia. A maioria dos alunos foi formada na própria Escola Tuyuka, mas há novos alunos que concluíram seu ensino fundamental no colégio de Pari-Cachoeira, comunidade próxima às tuyuka, na mesma terra indígena Alto Rio Negro.
O processo de reconhecimento do ensino médio na Escola Tuyuka por parte da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas já está em andamento, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação Diferenciada de São Gabriel da Cachoeira (AM). (com informações da Assessoria de Imprensa do Instituto Sócio- ambiental)
Repórter: Sonia Jacinto