Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Inscrições para 1º Fórum Alagoano de Educação Infantil na Diversidade vai até dia 29
Início do conteúdo da página
Educação infantil

Inscrições para 1º Fórum Alagoano de Educação Infantil na Diversidade vai até dia 29

  • Quinta-feira, 22 de setembro de 2005, 13h30

Até a próxima quinta-feira, 29, o Núcleo Temático Identidade Negra na Escola, da Secretaria Executiva de Educação do Estado de Alagoas estará recebendo inscrições para o 1º Fórum Alagoano de Educação Infantil na Diversidade. O evento é promovido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), em parceria com a secretaria de educação estadual.

O fórum está agendado para o dia 7 de outubro, na Sala dos Conselhos, no Palácio do Governo, e tem por objetivo oportunizar espaços de estudos e sensibilizar os profissionais da educação infantil na construção de uma educação inclusiva, calcada na desconstrução das visões preconceituosas e estereotipadas da cultura, história e tradições afrobrasileiras.

A temática principal é a Educação Infantil como Processo Contínuo de Construção e Inclusão da Diversidade e o público-alvo é o professor da rede pública estadual, municipal e privada, além de educadores de ONGs que trabalham com a educação infantil. Segundo Arísia Barros, coordenadora do Núcleo Temático Identidade Negra na Escola, o 1º Fórum Alagoano de Educação Infantil na Diversidade faz parte de um plano de ação político-pedagógico que a Secretaria Executiva de Educação do Estado de Alagoas, vem desenvolvendo no decorrer dos últimos dois anos, para intensificar a ação de implementação da Lei nº 10.639/2003.

“É preciso trabalhar a discussão da diversidade já na infância. Se a criança não for preparada desde cedo, dificilmente romperá com os preconceitos e tenderá a repetir os padrões de discriminação que aprendeu”, explica Arísia. O estado de Alagoas já promoveu o 1º Fórum Regional: A Escola e a Identidade Negra (maio de 2003); o 1º Fórum Alagoano de Secretários e Secretárias de Educação na Diversidade (junho de 2005) e o 1º Fórum Alagoano de Educação da Juventude na Diversidade (agosto de 2005).

Com a criação desses espaços político-pedagógicos, a Secretaria de Educação do estado de Alagoas recebeu o referencial do MEC, como pioneira a legitimar institucionalmente, a Lei n°10.639/2003, sancionada pelo governo federal, em 9 de janeiro de 2003.

Lei A Lei nº 10.639/2003 – MEC, altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei nº 9.394/1996, e institui a obrigatoriedade do ensino da história da África e dos africanos no currículo escolar do ensino fundamental e médio. A intenção é resgatar historicamente a contribuição dos negros na construção e formação da sociedade brasileira.

Mais informações sobre o 1º Fórum Alagoano de Educação Infantil na Diversidade pelo telefone (82) 8815-5794; ou pelo endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Repórter: Sonia Jacinto

Confira à programação

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página