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Educação infantil

Educadores do Proinfantil reunidos em Brasília

  • Segunda-feira, 08 de maio de 2006, 10h29

Facilitar a troca de experiências entre educadores, professores formadores e coordenadores de oito estados é o objetivo do encontro nacional de formação de professores e articuladores pedagógicos do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (Proinfantil). O evento teve início nesta segunda-feira, dia 8, em Brasília, e se estenderá até quinta, 11. Estarão reunidos cerca de 120 participantes.

Amazonas, Alagoas, Sergipe, Rondônia, Piauí, Bahia, Goiás e Ceará já implantaram o programa do Ministério da Educação. Iniciado em janeiro, o primeiro módulo do curso, que tem duração de dois anos, já mostra resultados. Segundo Cristine Lúcia de Mello, coordenadora de gerenciamento da Secretaria de Educação de Alagoas, os professores adotam nova postura em sala de aula. "Eles estão com a auto-estima elevada e planejam melhor as aulas. O Proinfantil valoriza a prática educacional e alcança os professores das zonas rurais", disse Cristine. Em Alagoas, são atendidos 200 professores de 16 municípios.

Em todo o país, o programa, dirigido aos docentes que ainda não têm o nível médio e exercem a profissão em creches e pré-escolas públicas, formará a distância quatro mil profissionais. Também participam educadores de escolas comunitárias, filantrópicas e confessionais.

O Amazonas, com cinco municípios e 158 professores matriculados nesta primeira fase do programa, conta com o interesse de mais sete municípios. "O Proinfantil criou uma expectativa de mudar a concepção e a prática pedagógica. Acredito que em dois anos essas mudanças vão acontecer", disse David Campos, professor formador.

Valorização - A abertura do encontro contou com a presença dos titulares da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), Ronaldo Mota, e da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), Francisco das Chagas Fernandes. Mota ressaltou que o sistema só será sólido quando a formação dos professores estiver concluída. "Sem uma boa formação docente não se vai a lugar algum", afirmou. Chagas lembrou que a valorização dos profissionais é um dos eixos de trabalho do Ministério da Educação. "Os cursos de formação inicial e continuada servem para pagarmos uma dívida com a sociedade brasileira", disse.

Durante o encontro, os participantes avaliarão o programa e discutirão a formação de áreas temáticas e o ensino de nove anos.

Raquel Maranhão Sá

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
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