Língua portuguesa
De família humilde, a estudante, que então cursava a quinta série do ensino fundamental, participou de oficinas de produção de textos, saiu de seu estado pela primeira vez, conheceu pessoas e lugares novos. E tomou ainda mais gosto pela leitura e pela escrita.
“O empenho da Maiany e dos outros alunos que participaram da olimpíada foi surpreendente. Parece que adquiriram outro olhar sobre a literatura e a confecção de textos”, relata Auzinete Silva, professora de Maiany à época. Ela acompanhou a aluna durante a competição. “Além disso, eu mesma expandi minha formação como educadora”, destaca.
Mesmo após o fim da competição, Auzinete continuou usando em sala de aula o material de apoio pedagógico da olimpíada, recebido por todas as escolas participantes. “Mudei a forma de trabalhar e ampliei a percepção sobre o ensino da escrita”, afirma.
A Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que ocorre a cada dois anos, está na segunda edição. O objetivo é contribuir para a formação de professores com vistas à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. A primeira edição, realizada em 2008, alcançou 6 milhões de alunos. O concurso teve origem no programa Escrevendo o Futuro, desenvolvido pela Fundação Itaú Social entre 2002 e 2006. Atualmente, é realizado em parceria do Ministério da Educação com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
Na edição de 2008, o número de professores inscritos chegou a 202.280. Eles representaram 55.570 escolas de 5.445 municípios. Em Pernambuco, o total de escolas inscritas foi de 2.146. Chegaram à etapa semifinal 18 professores pernambucanos, cada um com um aluno.
Este ano, uma das novidades da competição é a participação de alunos matriculados no nono ano (oitava série) do ensino fundamental e no primeiro ano do ensino médio de escolas públicas. Eles concorrerão com textos do gênero crônica.
As demais categorias permanecem como em 2008 – estudantes do quinto e sexto anos (quarta e quinta séries) participarão com textos do gênero poesia; do sétimo e oitavo anos (sexta e sétima séries), gênero memórias literárias. No ensino médio, os alunos do segundo e do terceiro anos devem concorrer com artigos de opinião.
O tema para as redações em todas as categorias é O Lugar Onde Vivo, destinado a valorizar a interação das crianças e jovens com o meio em que crescem. Ao desenvolver os textos, o aluno resgata histórias, aprofunda o conhecimento sobre a realidade e estreita vínculos com a comunidade.
Em 2010, uma coleção didática da olimpíada foi enviada a todas as escolas públicas do Brasil. O material é composto por cadernos de orientação ao professor (propõem uma sequência didática para o ensino da leitura e produção de textos), coletânea de textos e cd-rom multimídia para quatro diferentes gêneros textuais (poema, memórias, artigo de opinião e crônica).
Na olimpíada, alunos e professores participarão de etapas escolares, municipais, estaduais e regionais e da nacional. Serão selecionados 500 textos semifinalistas na etapa estadual, 152 na regional e 20 na nacional.
Tanto o estudante quanto o professor serão premiados. Os 500 escolhidos na fase estadual receberão medalhas e livros; os 152 finalistas, medalhas e aparelhos de som. Os 20 vencedores da etapa nacional ganharão medalhas, microcomputadores e impressoras.
Para que os professores se inscrevam, as secretarias estaduais e municipais precisam aderir ao concurso. As adesões e inscrições devem ser feitas até o dia 7 de junho, na página eletrônica do Cenpec.
Assessoria de Comunicação Social
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De família humilde, a estudante, que então cursava a quinta série do ensino fundamental, participou de oficinas de produção de textos, saiu de seu estado pela primeira vez, conheceu pessoas e lugares novos. E tomou ainda mais gosto pela leitura e pela escrita.
“O empenho da Maiany e dos outros alunos que participaram da olimpíada foi surpreendente. Parece que adquiriram outro olhar sobre a literatura e a confecção de textos”, relata Auzinete Silva, professora de Maiany à época. Ela acompanhou a aluna durante a competição. “Além disso, eu mesma expandi minha formação como educadora”, destaca.
Mesmo após o fim da competição, Auzinete continuou usando em sala de aula o material de apoio pedagógico da olimpíada, recebido por todas as escolas participantes. “Mudei a forma de trabalhar e ampliei a percepção sobre o ensino da escrita”, afirma.
A Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que ocorre a cada dois anos, está na segunda edição. O objetivo é contribuir para a formação de professores com vistas à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. A primeira edição, realizada em 2008, alcançou 6 milhões de alunos. O concurso teve origem no programa Escrevendo o Futuro, desenvolvido pela Fundação Itaú Social entre 2002 e 2006. Atualmente, é realizado em parceria do Ministério da Educação com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
Na edição de 2008, o número de professores inscritos chegou a 202.280. Eles representaram 55.570 escolas de 5.445 municípios. Em Pernambuco, o total de escolas inscritas foi de 2.146. Chegaram à etapa semifinal 18 professores pernambucanos, cada um com um aluno.
Este ano, uma das novidades da competição é a participação de alunos matriculados no nono ano (oitava série) do ensino fundamental e no primeiro ano do ensino médio de escolas públicas. Eles concorrerão com textos do gênero crônica.
As demais categorias permanecem como em 2008 – estudantes do quinto e sexto anos (quarta e quinta séries) participarão com textos do gênero poesia; do sétimo e oitavo anos (sexta e sétima séries), gênero memórias literárias. No ensino médio, os alunos do segundo e do terceiro anos devem concorrer com artigos de opinião.
O tema para as redações em todas as categorias é O Lugar Onde Vivo, destinado a valorizar a interação das crianças e jovens com o meio em que crescem. Ao desenvolver os textos, o aluno resgata histórias, aprofunda o conhecimento sobre a realidade e estreita vínculos com a comunidade.
Em 2010, uma coleção didática da olimpíada foi enviada a todas as escolas públicas do Brasil. O material é composto por cadernos de orientação ao professor (propõem uma sequência didática para o ensino da leitura e produção de textos), coletânea de textos e cd-rom multimídia para quatro diferentes gêneros textuais (poema, memórias, artigo de opinião e crônica).
Na olimpíada, alunos e professores participarão de etapas escolares, municipais, estaduais e regionais e da nacional. Serão selecionados 500 textos semifinalistas na etapa estadual, 152 na regional e 20 na nacional.
Tanto o estudante quanto o professor serão premiados. Os 500 escolhidos na fase estadual receberão medalhas e livros; os 152 finalistas, medalhas e aparelhos de som. Os 20 vencedores da etapa nacional ganharão medalhas, microcomputadores e impressoras.
Para que os professores se inscrevam, as secretarias estaduais e municipais precisam aderir ao concurso. As adesões e inscrições devem ser feitas até o dia 7 de junho, na página eletrônica do Cenpec.
Assessoria de Comunicação Social
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