Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Pregão garante baixos preços para o uniforme dos estudantes
Início do conteúdo da página
Educação a distância

Cursos técnicos: projetos são avaliados

  • Quinta-feira, 11 de outubro de 2007, 07h07

Especialistas da comunidade acadêmica estiveram reunidos na terça-feira, 9, e na quarta, 10, para discutir as propostas de implementação de cursos técnicos a distância e respectivas unidades de apoio. A Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) recebeu cerca de 600 projetos de  universidades, centros federais de educação tecnológica, faculdades de tecnologia, escolas técnicas e agrotécnicas.

A avaliação dos projetos é feita por 13 especialistas das áreas de educação a distância e ensino técnico. Eles têm prazo até janeiro de 2008 para definir as instituições contempladas no primeiro edital do e-Tec Brasil, programa destinado a  democratizar o acesso ao ensino técnico público. Cursos técnicos serão ministrados  em regiões distantes e na periferia das grandes cidades para incentivar os jovens a concluir o ensino médio. Outro propósito do programa é criar uma rede nacional de escolas de ensino médio profissionalizante na modalidade a distância.

No primeiro encontro, a comissão discutiu estratégias de análise dos projetos recebidos, a elaboração das normas de avaliação, o projeto político-pedagógico, a estruturação do curso na modalidade a distância, a formação da equipe e a gestão dos pólos. A próxima reunião está prevista para 8 e 9 de novembro. “A comissão tem um papel formulador, além da avaliação dos projetos, que é a construção de um modelo de ensino técnico a distância”, diz o presidente da comissão de avaliação e diretor de políticas em educação a distância, Hélio Chaves Filho.

Os cursos devem ser oferecidos a partir de março do próximo ano em 250 unidades de apoio presencial. Até 2010, o Ministério da Educação vai implantar mil pólos de escolas técnicas profissionalizantes por meio do e-Tec Brasil. (Assessoria de Imprensa da Seed)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página