Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Quem é Quem

Publicado: Quarta-feira, 26 de outubro de 2016, 16h46 | Última atualização em Sexta-feira, 19 de abril de 2024, 20h01

SGAS 607 – Lote 50 – Ed. Sede do CNE – Asa Sul

Presidente do Conselho Nacional de Educação: Luiz Roberto Liza Curi - Currículo

ESTRUTURA ADMINISTRATIVA

Secretaria Executiva

Secretário-Executivo: Jackson Raymundo  -  Currículo

Fone: (61) 2022-7700
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Chefe de Gabinete: Patrícia Fernanda Lapa Lobo Nogueira - Currículo

Fone: (61) 2022-7702

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Coordenação-Geral de Assuntos do Colegiado

Chefe: Luciana Pereira Gomes Borges de Oliveira - Currículo

Fone: (61) 2022-2990

 

Coordenação de Apoio ao Colegiado

Chefe: Vitória Dione Carvalho Pereira

Fone: (61) 2022-7761

 

Coordenação de Gestão das Câmaras

Chefe: Daniel Aragão Parente Valentim

Fone: (61) 2022-7739

 

Divisão de Apoio à Câmara de Educação Básica

Chefe: Maria Rosa Crisóstomo

Fone: (61) 2022-7707

 

Divisão de Apoio à Câmara de Educação Superior

Chefe: Aline Carla Ribeiro Cavalcante

Fone: (61) 2022-7683

 

COMPOSIÇÃO DO COLEGIADO

Presidente do Conselho Nacional de Educação: Luiz Roberto Liza Curi

Conselheiros da Câmara de Educação Básica:

  • Amábile Aparecida Pacios (Presidente da Câmara)
  • Suely Melo de Castro Menezes (Vice-Presidente da Câmara)
  • Fernando Cesar Capovilla
  • Gabriel Giannattasio
  • Ilona Maria Lustosa Becskehazy Ferrão de Sousa
  • Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt (Membro nato)
  • Leila Soares de Souza Perussolo
  • Márcia Teixeira Sebastiani
  • Tiago Tondinelli
  • Valseni José Pereira Braga
  • Walter Eustáquio Ribeiro
  • Wiliam Ferreira da Cunha 

Conselheiros da Câmara de Educação Superior:

  • Henrique Sartori de Almeida Prado (Presidente da Câmara)
  • Paulo Fossatti (Vice-Presidente da Câmara)
  • Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca (Membro nato)
  • Alysson Massote Carvalho
  • Anderson Luiz Bezerra da Silveira
  • André Guilherme Lemos Jorge
  • Aristides Cimadon
  • Elizabeth Regina Nunes Guedes
  • José Barroso Filho
  • Luciane Bisognin Ceretta
  • Luiz Roberto Liza Curi
  • Mauro Luiz Rabelo

 

CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Amábile Aparecida Pacios

Natural de São Paulo (SP), Amábile Aparecida Pacios é professora de Matemática e Física, gestora, autora de livros didáticos, empresária e palestrante. No início da década de 80, a educadora mudou-se de São Paulo para o Distrito Federal. Lecionou e coordenou os cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Católica de Brasília por 27 anos. Na década de 90, lecionou e dirigiu o Colégio Marista de Brasília por 8 anos. A professora Amábile Pacios foi uma das idealizadoras do Programa de Avaliação Seriada – PAS – da Universidade de Brasília, o programa que tem revelado o seu sucesso por mais de 20 anos. Presidiu o Sindicato das Escolas Particulares do Distrito Federal por 8 anos e lutou pela educação e desenvolvimento econômico da capital federal, também, na Associação Comercial. Presidiu a Federação Nacional da Escolas Particulares por 4 anos e hoje é a vice-presidente. A entidade representa o setor com 41 mil instituições do ensino da livre iniciativa. Nesse contexto, professora Amábile se consolidou como liderança nacional do setor nas esferas do executivo e legislativo. Foi fundadora e hoje é vice-presidente da Central Brasileira do Setor de Serviços, entidade de representação das empresas prestadoras de serviços no território nacional. Atualmente, preside o Grupo Educacional Dromos, onde atua como diretora e professora. Tem dois filhos, também professores, compondo uma família cujo propósito de vida é a Educação.

Fernando César Capovilla

Natural de Campinas/SP. Psicólogo, Mestre em Psicologia de Aprendizagem e Desenvolvimento (UnB), Ph.D. em Psicologia Experimental (Temple University of Philadelphia), Livre Docente em Neuropsicologia Clínica (USP). Professor Titular (MS–6) do Instituto Psicologia USP. Chefe do Laboratório de Neuropsicolinguística Cognitiva Experimental, do Laboratório de Tecnologia e Reabilitação Cognitiva, e do Centro de Atendimento Clínico em Distúrbios de Comunicação e Linguagem USP. Coordenador de projetos inclusão e alfabetização (CNPq 1992-2006, Pesquisador nível 1; SEE-MEC 2002-2006, Capes 2006-2010). Coordenador do Programa Avaliação Nacional Desenvolvimento Escolar Surdo Brasileiro (Pandesb, 2002-2018, CNPq, Fapesp, Capes, Inep), o maior programa de pesquisas mundial na área que mapeou desenvolvimento de competências cognitivas, linguísticas e escolares de 9.500 escolares surdos (6-40 anos) em todo Brasil (22h/aluno). Orientou dezenas dissertações e teses, defendidas e aprovadas, na USP. Autor de dezenas de livros e centenas de trabalhos científicos publicados. Coautor de dezenas de sistemas especialistas de multimídia para alfabetização infantil, mapeamento linguístico do Português falado e recebido por audição-tato, Libras, e diagnóstico, comunicação e reabilitação cognitiva em distúrbios neuromotores (paralisia cerebral, esclerose lateral amiotrófica), neurolinguísticos (dislexia, afasia) e neurossensoriais (surdez congênita profunda). Membro de Comissão Internacional de Especialistas em Alfabetização (Câmara dos Deputados, 2003) e Comissão Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências (Conabe-MEC 2019), e Conselho Nacional da Educação, (Câmara de Educação Básica, 2020). Membro fundador da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (1991). Diretor Científico da Associação Brasileira de Dislexia (2016-presente). Autor laureado pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias (1º lugar Prêmio ABEU 2018: Melhor Livro de Ciências Humanas) e Câmara Brasileira do Livro. Eleito pelo Instituto Nanocell como um dos dois cientistas mais influentes do Brasil em Neurociências, Categoria Professor. Educador laureado pelo European Commission Erasmus+, com PrêmioSpecial Tribute International, Categoria Best Practices in Education, Brazil–Europe (2017-2019). Doutor Honoris Causa (Emil Brunner University). Ex-professor universidades federais, estaduais, confessionais.

Gabriel Giannattasio

Natural de Pedrinhas Paulista/SP. Possui graduação [1988] e mestrado [1993] em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutorado, também em História, pela Universidade Federal do Paraná (1998). Desenvolveu seu primeiro pós-doutorado junto a Université de Provence 'Aix-Marseille I' [2001] e seu segundo pós-doutorado junto ao programa mutidisciplinar do Senac-SP [2010]. Recentemente, em 2017, concluiu seu terceiro pós-doutorado na Universidade Estadual de Ponta Grossa, trabalho que foi publicado em 2019 sob o título 'A História, esta cortesã'. Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina, instituição da qual é docente concursado desde 1995. Tem se dedicado nos últimos quatro anos ao tema da diversidade ideológica nas Universidades, tendo criado e coordenado o projeto de extensão 'UEL, a casa da tolerância'. Tem vários livros publicados em torno de seus temas de interesse: a obra do marquês de Sade, teoria da história, história das ideias, pensamento trágico, conservadorismo e ceticismo".

Ilona Maria Lustosa Becskehazy Ferrão de Sousa

Natural de Rio de Janeiro/RJ. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Mestre em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Coordenou a elaboração da versão final do currículo de língua portuguesa e matemática para o município de Sobral (CE) desde a educação infantil até o final do ensino fundamental, e anos finais. Experiência na direção de entidades sem fins lucrativos com projetos no setor de educação para diferentes públicos-alvo, entre outros.

Leila Soares de Souza Perussolo

Natural de Brasília/DF. Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Roraima (1993), Bacharel em Direito pela Faculdade Cathedral de Ensino Superior (2008) e Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil (2011). Mestre em Ciências de La Educación Superior pela Universidad de Matanzas Camilo Cienfuegos (2001), título reconhecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutora em Ciências da Educação pela Universidade Autonoma de Assunção (2013). Exerceu o cargo de Diretora do Instituto Superior de Educação – ISE (2005-2007) e Pró-Reitora de Ensino de Graduação da Universidade Estadual de Roraima - UERR (2007-2011). Conselheira do Conselho Estadual de Educação de Roraima (2012-2015). Atuou como Vice-Presidente do Conselho Estadual de Educação de Roraima (2013). Ocupou o cargo de Secretária de Estado da Secretaria de Estado da Educação e Desporto de Roraima (12/2018 a 05/2022). Exerceu a função de Vice-Presidente da Região Norte do Conselho Nacional dos Secretários de Educação – CONSED (2021). Atualmente é Conselheira do Conselho Estadual de Educação de Roraima, entre outros.

Márcia Teixeira Sebastiani

Natural de Curitiba/PR. Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1982), com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Fez doutorado-sanduíche na Università Statale di Milano (1994-95) e curso do método Montessori em Chicago. Atuou como Secretária Adjunta da Secretaria de Educação Básica do MEC, Consultora da UNESCO, Pró-Reitora Acadêmica, Diretora de Centro de Inovação Pedagógica e como Diretora do Centro de Educação à Distância. Atuou como Coordenadora Pedagógica tanto na rede pública como na rede privada de ensino e foi pesquisadora do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, entre outros.

Suely Melo de Castro Menezes

Natural de Óbidos/PA. Pedagoga com habilitação para Administração Escolar e Orientação Educacional pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra em Desenvolvimento Regional pela UNITAU. Diretora da COFENEN (Confederação Nacional de Escolas Particulares de Ensino). Conselheira do Conselho Nacional de Educação (2016-2020). Presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (1999, 2015 e 2016). Membro do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Pará - SINEPE |1996 – 2018 (membro e presidência nos períodos 2015-2017). Conselho Estadual de Educação – CEE-PA, Belém - Pará | 1991 - 2018 (membro e presidência nos períodos 1999/2000/2001/2002/2011 – 2018).

Tiago Tondinelli

Natural de Cornélio Procópio/PR. Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina; Especialização em Filosofia moderna e contemporânea - aspectos éticos e políticos pela Universidade Estadual de Londrina; Mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina; Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Pós-doutorado em Direito pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília, SP. Foi chefe de Gabinete do Ministro da Educação do Brasil, no início de 2019, e Procurador Jurídico e Assessor Técnico da Organização Social e Educacional Roquete Pinto – TV ESCOLA, TV INES e CINEMATECA. É advogado, tendo exercido funções em advocacia pública e privada, sobretudo no Estado do Paraná, em causas de caráter tributário e administrativo, envolvendo demandas administrativas na subárea de Direito Público: “improbidade administrativa”. Labora na análise, consultoria e execução de impugnações judiciais e extrajudiciais de licitações, no requerimento e confecções de repactuações e de revisões contratuais públicas e na análise do sistema de repasses de verbas públicas para entes municipais em áreas sensíveis – saúde e educação. Foi Procurador Geral e Assessor Jurídico de municípios do norte do Paraná, tais como Cornélio Procópio e Uraí; professor em faculdades paranaenses, nas disciplinas Filosofia, Filosofia do Direito e Direito Administrativo. Demais, atuou como docente de língua inglesa, promovendo aproximações técnicas e pedagógicas do ensinamento da língua inglesa com o de outros idiomas, tais como o francês, o italiano e o latim. Tem experiência na área de Filosofia e Pedagogia, com ênfase em Filosofia Medieval, em Filosofia do Direito, sobretudo nos seguintes temas: conservadorismo e culturalismo. Também labora com traduções de textos medievais, cominando na apresentação dos grandes temas da Idade Média para a contemporaneidade. É conselheiro efetivo do Centro de Estudos da Contemporaneidade - INSTITUTO MEMÓRIA.

Valseni José Pereira Braga

Natural de Nanuque/MG. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Mestrado em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo (FPL), Especialização em Análise de Sistemas pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), MBA Executivo Internacional em Gestão de Pessoas e Negócios Transculturais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV e Ohio University), Pós-Graduação Formação Geral para Altos Executivos pela Fundação Instituto de Administração (FIA), possui diversos cursos de formação, capacitação e aperfeiçoamento nas áreas de gestão de pessoas, engenharia, operações e segurança aeroportuária. Foi Professor do Curso Superior de Aviação Civil, no ICESP/DF, Professor convidado para cursos no Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (CEFTRU/UNB) e Professor e Instrutor de diversos cursos corporativos na Infraero. Já atuou como Especialista na Força Aérea Brasileira (1973-1985) e na Infraero Aeroportos Brasileiros (1985-2008), onde desenvolveu carreira como Gestor Aeroportuário, atuando na construção e administração dos aeroportos de Belo Horizonte/Confins e Brasília. Foi o Superintendente Regional da Infraero para o Centro Oeste e coordenou o projeto de Reforma e Ampliação do Aeroporto Internacional de Brasília (1991-1993 e 2001-2003). Foi o Superintendente de Gestão Operacional da Infraero, nesta função designado para compor o Grupo de Governo para elaborar as novas leis da Aviação Civil (2003-2004), representou a Infraero e o Brasil em diversos fóruns internacionais. Atualmente desempenha os seguintes cargos: Diretor-Geral da Rede Batista de Educação, Membro do Conselho Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais, Diretor do Sindicato das Escolas Particulares SINEP MG, Presidente da Associação Nacional de Escolas Batistas (ANEB), Diretor da Associação Comercial de Minas, e voluntário de governança em diversas Instituições, como o ChildFund Brasil – Fundo para Crianças, que apoia aproximadamente 50 mil crianças e adolescentes em situação de privação e vulnerabilidade social e econômica.

Walter Eustáquio Ribeiro

Natural de Patos de Minas/MG. Graduação em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília-UnB (1980); MBA Controler pela FIPECAFI/Universidade de São Paulo-USP (1997); Especialista em Marketing e Recursos Humanos pela UnB (1991); Mestre em Administração pela UnB (1993); Doutorado em Administração – UnB (não concluído) - Inovação em Instituições de Ensino Superior em Contexto de Isomorfismo; Pós-Graduação Lato Sensu - Gestão Educacional, pela Universidade Católica de Brasília-UCB (2012); Diretor Geral do Mackenzie em Brasília (Faculdade e Colégio (2011 a 2021); Conselheiro do Conselho de Educação do Distrito Federal e Presidente da Câmara de Educação Básica (2018 a 2021). Foi Vice-presidente do SINEPE-DF; Coordenador e Professor do Curso de Administração do INESC/CNEC; Professor da UnB (1989 a 2011 com períodos de interrupção); gestor na Direção Geral do Banco do Brasil; Consultor, Professor e Palestrante no Brasil e no Exterior, com ênfase em: Administração (geral e de empresas), Gestão Organizacional, Empreendedorismo, Gestão de Pessoas, Marketing e Endomarketing, Criação de Negócios, Negociação, Mediação, Liderança, Estratégia Organizacional e Escolar e Inovação. Coordenador e Consultor PEA/UNESCO; Professor de Pós-Graduação no IESB, na UDF, na UCB e na FIPECAFI/USP. Diversas Missões Técnicas em educação (França, Finlândia, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Canadá). Orientação e participação em diversas bancas de Graduação e Pós- Graduação; Vice-presidente do Conselho de Administração do Banco do Brasil; Conselheiro do Conselho Consultivo do INEP.

Wiliam Ferreira Da Cunha

Natural de Sete Lagoas/MG. Professor do Instituto de Física da Universidade de Brasília, possui Doutorado em Física pela Universidade de Brasília e Pós-Doutorado no Quantum Theory Project, da Universidade da Florida, EUA. É Diretor de Alfabetização Baseada em Evidências da Secretaria de Alfabetização do Ministério da Educação, tendo se dedicado a pesquisa e desenvolvimento de projetos, ações e programas de educação básica, sobretudo relativos à primeira infância e aos anos iniciais do ensino fundamental. É corresponsável pela concepção e execução do programa de alfabetização "Tempo de Aprender" e do programa de literacia familiar "Conta pra Mim", ambos do Governo Federal.

 

CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Alysson Massote Carvalho

Natural de Belo Horizonte/MG. Graduado em Psicologia (bacharelado, formação de Psicólogo e Licenciatura) pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo- USP. Pós-doutorado na The University of North Carolina at Greensboro - UNCG. Bacharel em Teologia - Seminário Bíblico Mineiro. Foi professor da UFMG onde exerceu, entre outras, as funções de Chefe do Departamento de Psicologia e Chefe do Colegiado do Curso de Psicologia. Foi Coordenador dos Programas de Ação Social e Comunitária da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG. Foi secretário executivo do Programa Minas por Minas- Universidade Presente e editor da Revista Cadernos de Psicologia. Foi o primeiro presidente da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia - ABEP. Atualmente é Diretor Geral do Instituto Presbiteriano Gammon e professor da Faculdade Presbiteriana Gammon- Fagammon. É presidente da Associação Nacional de Escolas Presbiterianas - ANEP e diretor do Sinepe-Sudeste-MG. Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: brincar, desenvolvimento humano, educação e saúde.

Anderson Luiz Bezerra da Silveira

Natural do Rio de Janeiro/RJ. Doutor em Ciências Fisiológicas pela Sociedade Brasileira de Fisiologia em parceira com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Mestre em Educação Física, área de concentração em Fisiologia do Exercício, pela Universidade Gama Filho/RJ. Especialista em Ciência da Perfomance Humana em Academia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professor permanente do Programa de pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas da Sociedade Brasileira de Fisiologia em parceira com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professor Adjunto, pesquisador e avaliador do programa institucional de bolsa de iniciação científica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Membro da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis) e American Physiological Society (APS).

André Guilherme Lemos Jorge

Natural de Franca/SP. Advogado, foi Juiz Titular do TRE-SP na classe Jurista. Doutor em Direito de Estado pela PUC-SP. Ex-Conselheiro da Capes; atualmente membro da Comissão Nacional de Avaliação de Ensino Superior; ex-diretor de pós-graduação da FMU-FIAM; Ex-Professor do Mestrado em Direito da UCAM– RJ; Ex-Diretor do Mestrado/Doutorado em Direito UNINOVE-SP; foi Presidente da Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação do CFOAB - OAB; é professor investigador ativo da Universidad Complutense de Madrid; autor de livros, capítulos de livros e artigos científicos, entre outros.

Aristides Cimadon

Natural de Campos Novos/SC. Graduação em Filosofia (1974) e Pedagogia (1976) pela Universidade de Passo Fundo, Bacharelado em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1995), Mestrado em Educação pela PUC-RS em 1982, Mestrado em Direito pela UFSC em 1998, Doutorado em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (2006). Coordenador do Processo de Criação da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc e seu primeiro Reitor (1991-1996). Secretário de Educação do Município de Joaçaba (1988-1999). Procurador Jurídico da Unoesc (1997-2004). Atualmente é Reitor reeleito para a gestão 2020-2024 e professor titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc. Conselheiro do Conselho Estadual de Educação 1988-1999 e reconduzido em março de 2011 para um mandato de 6 anos, até fevereiro de 2017. Presidente da ACAFE (Associação Catarinense das Fundações Educacionais) para o período de 02/06/2014 a 02/06/2016. Membro do Conselho para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - DESENVESC (2002-2006). Presidente da Fundação CETEPE (Centro de Ensino Técnico do Vale do Rio do Peixe) para o período de 2013 a 2015. É membro da Academia Catarinense de Letras Jurídicas, Cadeira nº 35. Membro benemérito do IASC (Instituto dos Advogados de Santa Catarina). Atualmente é Vice-Presidente da ACAFE. Experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, Orientação Educacional, Teorias da Aprendizagem. Advogado, Funcionário Público aposentado como Orientador Educacional no Estado de Santa Catarina. Como professor, atualmente, está atuando principalmente nas seguintes disciplinas: Filosofia Jurídica, Direito Processual Constitucional, Direito Internacional, Direito Educacional.

Elizabeth Regina Nunes Guedes

Natural de Belo Horizonte/MG. Formada em Bacharelado, Formação de Psicólogo e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo sido ali Professora Assistente entre 1979 e 1981. Aprovada em 1º lugar no Programa de Mestrado em Psicologia da Fundação Getúlio Vargas- FGV. Concluiu os créditos, mas não defendeu sua dissertação. Como Técnica de Pesquisa e Planejamento do IPEA, trabalhou no Ministério da Previdência e Assistência Social sob a gestão de Renato Archer, coordenando várias operações administrativas, incluindo o apoio à implantação do Sistema Único de Saúde-SUS sob a gestão de Hézio Cordeiro, então Presidente do INAMPS. No IPEA-RJ integrou a equipe de Francisco Oliveira nas pesquisas na área de Previdência Social. Em 1991 desligou-se do cargo estatutário no IPEA indo trabalhar como Sócia Fundadora e Diretora Superintendente do Ibmec-SP, onde liderou a criação das Faculdades Ibmec, rapidamente reconhecidas como de excelência acadêmica, bem como a implantação de programas de pós-graduação lato sensu em diferentes áreas. Em 2003 ingressou na Rede Internacional de Universidades Laureate, sendo sua primeira executiva contratada no país com o objetivo de liderar um amplo programa de diagnóstico e de planejamento estratégico, coordenando as primeiras due dilligences acadêmicas. Foram 11 anos ocupando posições diversas como Reitora, Vice-reitora, Presidente de Mantenedoras, Vice-presidente Acadêmica, sempre implantando novos cursos, integrando projetos pedagógicos em torno de escolas, criando International Offices para o intercâmbio internacional e Escolas de Ciências da Saúde de reconhecida excelência acadêmica. Atualmente preside a Associação Nacional das Universidades Particulares-ANUP, é membro titular do Fórum Nacional de Educação-FNE; representa ao mantenedores no Comitê de Participação do FIES- CP-FIES; é Vice-presidente do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior do Rio de Janeiro-SEMERJ; Presidente da Câmara de Ensino Superior- CES da Confederação Brasileira dos Estabelecimentos de Ensino-CONFENEN e membro titular do Fórum de Presidentes do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras- CRUB.

Henrique Sartori de Almeida Prado

Natural de Dourados/MS. Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudo Sociais e Políticos (IESP/UERJ). Mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Especialista em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília e Bacharel em Direito pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Foi Ministro da Educação Substituto, Secretário-Executivo do Ministério da Educação, Secretário Nacional de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação e Secretário-Executivo do Conselho Nacional de Educação. Foi Chanceler do Grupo Estácio. Professor adjunto da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados, entre outros.

José Barroso Filho

Natural de Ribeirão Preto/SP. Ministro José Barroso Filho. Ministro Vice-Presidente do Superior Tribunal Militar e Corregedor da Justiça Militar da União; Diretor-Geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União –ENAJUM (2016/2018); Ministro-Ouvidor do Superior Tribunal Militar (2015); Diretor de Apoio Institucional –Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito –CONPEDI (2016/2019); Conselheiro do Conselho Nacional dePolítica Criminal e Penitenciária (2017/2019); Juiz-Auditor da Justiça Militar da União, com atuação nas cinco regiões do Brasil –de dez/1997 a abr/2014; Juiz Auxiliar da Presidência do Superior Tribunal Militar (DF) –abr/2009 a fev/2011; Juiz Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (DF) –mar a jun/2008; Juiz de Direito (MG) –1996/1997; Juiz de Direito (PE) –1992/1996; Juiz Eleitoral (45ª e 123ª Zonas Eleitorais –TRE/PE)-1992/1996; Promotor de Justiça (BA) –1992; Membro titular da Academia Brasileira de Direito titular da cadeira nº 34 cujo patrono é o escritor José de Alencar; Acadêmico fundador da Academia Internacional de Letras, Jurisprudência e Direito Comparado; Membro correspondente da Academia Cearense de Direito; Membro da Associação Brasileira de Ensino do Direito -ABEDI; Membro honorário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB); Missões oficiais: Portugal (2015), China (2016), Índia (2016), Haiti (2016) e Espanha (2017); Integrante do Projeto RONDON (registrando 15 operações em diversos estados do Brasil); Integrante como Observador do Grupo de Trabalho Araguaia –GTA; Integrante como Observador do Grupo Especial de Fiscalização Móvel –Combate ao Trabalho Escravo –GEFM; Membro da Comissão de Direitos Humanos da Associação dos Magistrados Brasileiros –AMB(2008/2010); Doutor h.c pela Unversidade Castelo Branco; Diploma de Estudos Avançados em Administração Pública(Universidad Complutense de Madrid –Espanha); Mestre em Direito pela UFBA; Especialista em Direito Público pela UNIFACS/Ba; Pós-graduado pela Escola Judicial Edésio Fernandes/MG, pela Escola de Formação de Magistrados/Ba e pela Escola Superior de Guerra/RJ; Diretor Científico do Instituto Brasileiro de Direito Público -IBDP ( 2010/2014); Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Direito Público; Professor universitário; Professor Visitante da Academia Cearense de Matemática; Membro de Bancas Examinadoras em Concursos Jurídicos; Autor de várias obras jurídicas (livros e artigos) e Palestrante em eventos nacionais e internacionais.

Luciane Bisognin Ceretta

Natural de Faxinal do Soturno/RS. Graduação em Enfermagem. Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), local em que atua como docente. Graduação em Direito (em andamento) na UNESC. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública e Educação na Saúde. Coordena o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva e o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Atualmente é Reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. É Conselheira Titular no Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, entre outros.

Luiz Roberto Liza Curi

Natural de Bragança Paulista/SP. Sociólogo e Doutor em Economia pela Unicamp. É Conselheiro do Conselho Nacional de Educação, desde 2016, tendo sido reconduzido em 2020. Foi Presidente da Câmara de Educação Superior por dois mandatos, de agosto de 2016 a agosto de 2018, e Presidente do Conselho Nacional de Educação, de outubro de 2018 a julho de 2020. É membro do Conselho Superior da CAPES e da Comissão de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação, PNPG/CAPES. Foi membro do Conselho do IPHAN até 2019. No âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, é Analista de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Sênior III, aposentado, do CNPq. Foi, ainda no CNPq, Chefe de Gabinete adjunto e substituto e Chefe da Assessoria Especial do Presidente, foi Diretor da Revista Brasileira de Tecnologia e Secretário Executivo do Programa Avaliação e Perspectivas em Ciência e Tecnologia, tendo participado da organização de projetos estruturantes de ciência e pesquisa no país. No Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, CGEE, foi Chefe de Gabinete e Assessor Especial do Presidente, responsável por programas de formação de recursos humanos em ciência, tecnologia e inovação. No Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, CNPEM, participou do programa Ciência que trata da criação de projeto de formação graduada de recursos humanos de alta qualificação vinculado à Ciência, Tecnologia e Inovação. No Ministério da Educação, foi Presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP, e Diretor Geral de Políticas de Educação Superior, onde foi responsável pela proposta de regulamentação da LDB, no âmbito da avaliação, regulação e supervisão da Educação Superior e responsável pelo processo avaliativo e regulatório das instituições de educação superior. Foi membro do Comitê de Avaliação da OEA e responsável pela representação brasileira no Comitê Mercosul de Educação Superior. No Governo do Estado de São Paulo, foi membro do Conselho Superior da Unicamp, Diretor Geral de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Chefe da Cooperação Internacional em Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Cooperação Internacional do Estado de São Paulo. Na Prefeitura de Campinas, SP, ocupou o cargo de Secretário de Cultura, Presidente do Conselho do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural e Presidente da Companhia do Polo de Alta Tecnologia de Campinas, CIATEC. Na Companhia Paulista de Força e Luz, CPFL, foi Sociólogo e responsável pelo Projeto Cultural Força e Luz onde, além de extensa programação cultural, implantou o Centro de Memória da CPFL, os projetos de carros biblioteca, o de espaços culturais móveis, etc.

Mauro Luiz Rabelo

Natural de São João del Rei /MG, Mauro Luiz Rabelo é professor titular da Universidade de Brasília, atuando no Departamento de Matemática desde 1985. É mestre e doutor em Matemática pela UnB, com pós-doutorado pela Universidade de Stanford - EUA. No Ministério da Educação, atuou como Secretário de Educação Básica (abr/2021–dez/2022, Secretário Adjunto da Educação Básica (set/2020–mar/2021), Diretor de Relações Internacionais da CAPES (maio/2019-jan/2020), Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (jan-abr/2019), Secretário de Educação Superior Substituto da SESu/MEC (dez/2016 – dez/2018) e Diretor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior da SESu/MEC (nov/2016–dez/2019). Foi presidente do Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH de out/2018 a maio/2020, membro do Conselho de Administração do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA-RJ) desde nov/2019, membro do Conselho de Administração do Internacional Institute for Applied Systems Analysis – IIASA – Laxenburg – Áustria (2019/2020), conselheiro do Conselho Nacional de Educação da Câmara de Educação Básica (2021-2022). Participou, coordenou ou presidiu os seguintes comités ou comissões: presidente da Comissão Intergovernamental de Financiamento para a Educação Básica de Qualidade (2021/2022), presidente da Instância Permanente de Negociação e Cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios (2021/2022), coordenador do Comitê̂ Estratégico do Plano de Ações Articuladas – PAR (2022), membro do Conselho de Acompanhamento e Controle Social da União - CACS/FUNDEB (2022), membro do Conselho Gestor do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações - CG-FUST (2022), membro do Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2019-2022), membro do Conselho Técnico-Cientifico da Educação Básica da Capes, membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – Conaes - (2017-2018) e conselheiro do Conselho Nacional de Educação (jan-abr/2019), presidente do Fórum Nacional de Pró-reitores de Graduação na gestão 2014-2015. Foi condecorado com a Medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo em 2018 e 2022, nos graus de Cavaleiro e Grande Oficial. Na Universidade de Brasília, exerceu diversas funções, incluindo: Decano de Ensino de Graduação (nov/2012-out/2016), Diretor Acadêmico e Diretor-geral do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos - Cespe/UnB de 2003 a 2008, Presidente da Comissão de Acompanhamento do Programa de Avaliação Seriada da UnB; Coordenador de Extensão; Gerente de Construção de Instrumentos de Avaliação do Cespe/UnB; Gerente de Processos Seletivos e Avaliação; Subcoordenador do Programa de Avaliação Seriada (PAS); Subcoordenador do Vestibular da UnB; Chefe e subchefe do Departamento de Matemática; Coordenador de Graduação do Departamento de Matemática, entre outros.É autor de artigos científicos na área de matemática e na área de avaliação educacional, avaliação de competências, avaliação de sistemas e de larga escala. É autor do livro Avaliação Educacional: fundamentos, metodologias e aplicações no contexto brasileiro, editado pela SBM. Atuou em diversas ocasiões em comissões para trabalho técnico especializado relativo a avaliações coordenadas pelo Inep: Enem, Enade, Saeb, Prova Brasil, Pisa, Encceja. Organizou eventos científicos e de divulgação, tanto nacionais e quanto internacionais. Foi membro de diversas bancas avaliadoras de estudantes de graduação, mestrado e doutorado. Palestrante em eventos científicos e de divulgação, fóruns, congressos, reuniões governamentais, tanto nacionais quanto internacionais. Consultor adhoc de revistas cientificas e de agências de fomento. Atua no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT.

Paulo Fossatti

Natural de Quilombo/SC. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2009). Pesquisador Produtividade do CNPq. Realizou pesquisa pós-Doutoral em Ciências da Educação e pesquisador associado da Universidade do Algarve, Portugal (2011). Tem mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Possui graduação em Filosofia (1993) e em Psicologia (1997) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Especialista em Administração Escolar pela Unilasalle Canoas/RS (1999). Especialista em Neurociência do Desenvolvimento Humano pela Unilasalle (2021). Atua como professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle no Rio Grande do Sul, entre outros.

Assunto(s): quem é quem , cne
X
Fim do conteúdo da página