Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Quem é Quem

Secretaria Executiva
Secretário-Executivo: Paulo Roberto Costa e Silva
SGAS 607 – Lote 50 – Edifício Sede do CNE – Asa Sul
70200-670 – Brasília – DF
Fone: (61) 2022-7700
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 


Assessor
Assessor: Daniel Aragão Parente Valentim
SGAS 607 – Lote 50 – Edifício Sede do CNE – Asa Sul
70200-670 – Brasília – DF
Fone: (61) 2022-7697
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 


Chefes

Coordenação de Apoio ao Colegiado
Chefe: Vitória Dione Carvalho Pereira
SGAS 607 – Lote 50 – Edifício Sede do CNE – Asa Sul
70200-670 – Brasília – DF
Fone: (61) 2022-7761 

Apoio à Câmara de Educação Básica
Chefe: Alba Rejane Gomes da Silva de Lucena
SGAS 607 – Lote 50 – Edifício Sede do CNE – Asa Sul
70200-670 – Brasília – DF
Fone: (61) 2022-7707 

Apoio à Câmara de Educação Superior
Chefe: Luciana Pereira Gomes Borges de Oliveira
SGAS 607 – Lote 50 – Edifício Sede do CNE – Asa Sul
70200-670 – Brasília – DF
Fone: (61) 2022-7683
 

COMPOSIÇÃO DO CNE

Presidente do Conselho Nacional de Educação:
Luiz Roberto Liza Curi 

Conselheiros da Câmara de Educação Básica: 
Ivan Cláudio Pereira Siqueira (Presidente da Câmara)
Nilma Santos Fontanive (Vice-Presidente da Câmara)
Alessio Costa Lima
Aurina de Oliveira Santana
Eduardo Deschamps
Gersem José dos Santos Luciano
José Francisco Soares
Maria Helena Guimarães de Castro
Mozart Neves Ramos
Rafael Esmeraldo Lucchesi Ramacciotti
Suely Melo de Castro Menezes
Tania Leme de Almeida (Membro nato)

Conselheiros da Câmara de Educação Superior:
Antonio de Araújo Freitas Júnior (Presidente da Câmara)
Joaquim José Soares Neto (Vice-Presidente da Câmara)
Antonio Carbonari Netto
Francisco César de Sá Barreto
José Loureiro Lopes
Luiz Roberto Liza Curi
Marco Antonio Marques da Silva
Marilia Ancona Lopez
Maurício Eliseu Costa Romão
Mauro Luiz Rabelo (Membro nato)
Robson Maia Lins
Sérgio de Almeida Bruni

CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Alessio Costa Lima
Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialista em Gestão Escolar, Mestre em Políticas Públicas e Sociedade e Doutor em Educação, Linha Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É Professor do curso de Administração da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Professor de Ensino Técnico Profissional da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Atualmente exerce as funções de Secretário Municipal da Educação de Alto Santo/CE, Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Membro do Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, do Fórum Nacional de Educação (FNE) e Conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Aurina de Oliveira Santana
Licenciada em Administração de sistema educacional – UNEB-BA. Licenciada em eletricidade pela UNEB-BA. Especialista em conteúdos e métodos de ensino pela UNEB-BA / UFPB. Professora da Escola Técnica Federal da Bahia desde 1974. Foi Professora da UNEB durante 11 anos. Foi reitora do IFBA nos períodos 2006-2010 e 2010-2014. Foi Conselheira do Conselho Nacional de Reitores da Rede Federal da Educação Profissional e Tecnológica/MEC (CONIF). Foi Coordenadora Geral do Programa Brasil África, em parceria com o Ministério da Educação e Países Africanos de Língua Portuguesa. É conselheira titular do SENAI / SENAC / SESI.

Eduardo Deschamps
Possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especializou-se em Empreendedorismo na Engenharia. Concluiu o MBA em Liderança e Gestão Pública no Centro de Lideranças Públicas (CLP) em parceria com a Universidade de Harvard. Professor titular da Universidade Regional de Blumenau (FURB), atualmente licenciado, onde ocupou os cargos de: chefe do departamento e coordenador do colegiado do curso de Engenharia Elétrica, Diretor do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de Blumenau, Reitor e Presidente da Fundação. Foi Secretário Adjunto da Educação do Estado de Santa Catarina e Presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação. Atualmente exerce as seguintes funções: Secretário de Estado da Educação; Presidente do Conselho Nacional de Educação; Conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação; Conselheiro do Conselho Estadual de Educação; membro do Conselho Consultivo do EduLab 21, do Instituto Ayrton Senna; Membro do Conselho de Governança do Movimento Santa Catarina ela Educação da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC); Membro do Conselho de Administração do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB); Membro do Conselho de Administração da Rede Nacional de Ciência para a Educação (Rede CPE); e Membro do Conselho Consultivo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Gersem José dos Santos Luciano
É índio Baniwa e atualmente é Professor Adjunto da Faculdade da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (1995), mestre e doutor em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (2006-2011). Recebeu Prêmio Capes de Tese 2012. Como liderança indígena foi dirigente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileia (COIAB) e Diretor-Presidente do Centro Indígena de Estudos e Pesquisas (CINEP)  e Coordenador do Fórum de Educação Escolar Indígena do Amazonas (FOREEIA). No campo profissional foi professor indígena entre 1986 e 1988 na aldeia Carara-Poço; foi Secretário Municipal de Educação do município de São Gabriel da Cachoeira - AM (1997-1999), Gerente do Projeto Demonstrativo dos Povos Indígenas no Ministério do Meio Ambiente (2000-2004), Perito Local da Embaixada da Alemanha (2005-2006), Conselheiro do Conselho Nacional de Educação (2006-2008), Coordenador Geral de Educação Escolar Indígena do Ministério da Educação (2008-2012) e Diretor de Políticas Afirmativas da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação, Gestão de Projetos, Desenvolvimento Institucional, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação indígena, política indigenista, movimento indígena, desenvolvimento sustentável e povos indígenas.

Ivan Cláudio Pereira Siqueira
Professor na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Professor na Educação Básica em São Paulo (2000-2010). Mestre e Doutor em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Pós-doutorado pela Kyoto University of Foreign Studies (Japão). Especialista em Música e História da Música Ocidental pela Berklee College of Music (EUA). Graduado em Letras: Português e Inglês pela UNESP. Compositor pela Escola de Música do Estado de São Paulo (Universidade Tom Jobim). Coordenador do Núcleo Interdisciplinar do Negro Brasileiro (NEINB/USP). Membro da Comissão Permanente de Direitos Humanos da ECA/USP. Vice-Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (2016-2018). Áreas de atuação: Educação, Informação, Tecnologias Digitais e Artes.

José Francisco Soares
Doutorado em Estatística pela University of Wisconsin - Madison e pós-doutorado em Educação pela University of Michigan – Ann Arbor. Professor titular aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais, onde continua como voluntário suas atividades de pesquisa no Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (Game). Na área de avaliação educacional foi membro de comitês consultivos do INEP e do INEE – Instituto Nacional de Evaluation Educativa do México. Foi o primeiro presidente eleito da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave). Em 2011 foi o escolhido pela Abave para a homenagem especial e 2012 recebeu o prêmio Bunge pelas suas contribuições na área de avaliação educacional. Foi membro do Conselho Nacional de Educação, do Conselho de Governança do Movimento “Todos pela Educação” e presidente do INEP de fevereiro de 2014 a fevereiro de 2016. Atuação acadêmica está concentrada na área Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, e Políticas Educacionais, com ênfase em medidas da qualidade e desigualdade dos resultados educacionais e cálculo e explicação do efeito das escolas de ensino básico brasileiras. Nestas áreas tem relevante produção acadêmica e profissional.

Maria Helena Guimarães de Castro
Possui graduação em Ciências Sociais e mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Especialização em Avaliação de Políticas Públicas na Universidade de Grenoble/França. Professora aposentada da UNICAMP, onde ocupou os cargos de Diretora Adjunta do Núcleo de Políticas Públicas/NEPP, membro da Congregação e professora adjunta de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. No governo federal, foi Secretária Executiva do Ministério de Educação, Presidente do INEP, Secretária Nacional de Ensino Superior, membro da Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação. Foi membro do Comitê Diretivo da UNESCO da Agenda 2030. No governo do Estado de São Paulo, foi Secretária de Estado de Educação, Secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Diretora Executiva da Fundação SEADE e membro do Conselho Estadual de Educação. Foi Secretária Municipal de Educação de Campinas e Presidente Nacional da UNDIME.  Atualmente, exerce as seguintes funções: Conselheira da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação/CNE; membro do Conselho Diretor da Associação Nacional de Avaliação Educacional (ABAVE); membro do Comitê Técnico do Todos pela Educação/TPE; membro do Comitê de Avaliação do Movimento pela Base e vice-presidente do Conselho de Governança do PISA/OECD. É acadêmica da Academia Brasileira de Educação e da Academia Paulista de Educação. Publicou vários artigos e capítulos de livros na área de educação e avaliação de políticas públicas.

Mozart Neves Ramos
Foi Professor de Química da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) de 1977 a 2013. Doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1982) e Pós-Doutorado em Química pela Politécnica de Milão - Itália (1987-1988). Foi membro do Conselho Nacional de Educação (2006-2014). Foi Pró-Reitor Acadêmico da UFPE (1992-1995) e presidiu o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras (1993). Foi Reitor da Universidade Federal de Pernambuco em 1996-1999 e 2000-2003 e presidiu a Andifes (2002/2003). Foi Secretário de Educação de Pernambuco (2003-2006) e presidiu o Consed (2006). Foi Presidente Executivo do Todos Pela Educação (2007-2010). É autor dos livros "Educação Sustentável" (2006) e “Educação Brasileira: Uma Agenda Inadiável” (2015), e có-autor do livro "A Urgência da Educação" (2011). Em 2008 foi eleito pela Revista Época como uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil. Foi agraciado com as seguintes comendas: Personalidade das Artes, Ciências e Letras da França em 2006, Educador Internacional do Ano - IBC Cambridge (2005), Cavalheiro da Ordem do Mérito da República Italiana (2002). Atualmente, é Diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna.

Nilma Santos Fontanive
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1964), mestrado (1974) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). Foi professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro de 1973 a 1995. Atualmente é coordenadora do Centro de Avaliação da Fundação Cesgranrio. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da educação básica, capacitação de professores em avaliação, SAEB / Prova Brasil, ENEM e escalas de proficiências.

Rafael Esmeraldo Lucchesi Ramacciotti
É economista, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professor da Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Desde 2011 exerce o cargo de Diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), acumulando, também, o cargo de Diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e de Diretor Superintendente do Serviço Social da Indústria (SESI). Anteriormente, foi Diretor de Operações da CNI (2007–2010), Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado da Bahia (2003 – 2006), quando foi presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI). Neste período foi membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia - CCT.

Suely Melo de Castro Menezes
Formação inicial em Pedagogia - Habilitação em Administração Escolar e Orientação Educacional - pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (UNITAU-SP). Profissionalmente, atua na Direção Geral do Colégio e das Faculdades Integradas Ipiranga; Presidente do Conselho Estadual de Educação do Pará; Presidente do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação – FNCE; Presidente da Fundação Ipiranga, atuando com povos indígenas do Médio Xingu no Pará; Diretora da CONFENEN e Membro do Fórum Nacional de Educação. Atuando nos seguintes temas: Legislação Educacional; Gestão Educacional; Cultura Indígena; Sistemas de Educação.

Tania Leme de Almeida 
Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 2002; Mestrado em Engenharia Civil-Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo em 2005; Doutorado em Engenharia Civil-Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo em 2009, frisando-se que desenvolveu programa de Pós-Doutorado entre 2009 e 2011, de modo colaborativo com a Embrapa Instrumentação no estudo da aplicação de efluentes, na matéria orgânica do solo, contribuindo ao sequestro de carbono. Em sua carreira acadêmica, tem se dedicado ao estudo em pesquisas relacionadas à Gestão Ambiental de Resíduos e Saneamento Ambiental. Ademais, tem desenvolvido experiências profissionais junto ao Laboratório de Química Ambiental da Universidade de São Paulo. É membro do Conselho Consultivo e parcerista da Revista Fatecnológica – Gestão e Tecnologia da Faculdade de Tecnologia de Jahu – SP. Professora convidada da UFSCAR para cursos de pós Lato Sensu e Professora Substituta da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Jaboticabal. Professora Concursada pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, lotada na Fatec Jahu (2008-2013), desde então, até sua nomeação como Secretária de Educação Básica no Ministério da Educação , implantou e ocupou o cargo de Diretora de Unidade de Ensino na Fatec São Carlos – SP (2013-2018).

CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Antonio de Araújo Freitas Júnior
Tem pós doutorado pela University of Michigan (1990). PhD pela North Carolina State University (1982). Doutorado em Engenharia Industrial pela Syracuse University (1980). Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976). É Membro da Academia Brasileira de Educação – ABE, Membro da Academia Brasileira de Ciências da Administração e Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-graduação da Fundação Getulio Vargas. É Professor Titular de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense – UFF e ex-Professor visitante da Universidade de Michigan, onde foi escolhido pelos alunos “The outstanding teacher of the year”.

Antonio Carbonari Netto
Licenciado em Matemática – PUCCAMP, Especialista em Educação Matemática – USF/CAPES, MBA em Gestão Universitária – UNIMARCO, Mestre em Administração, Comunicação e Educação, Universidade São Marcos, SP.  É Membro Titular Vitalício da Academia Brasileira das Ciências da Administração, Presidente da Miami University of Science and Technology, Boca Raton, Florida, USA, Ex-Vice-Presidente da ABMES, Ex-Vice-Presidente do SEMESP. Foi conselheiro do Conselho Estadual de Educação de SP (1990-1993), Conselheiro Titular do CDES – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (2009-2010) e Fundador/ Presidente da Anhanguera Educacional S.A.

Francisco César de Sá Barreto
Bacharel em Física (UFMG, 1965); Mestre em Física (University of Pittsburgh,USA, 1969); PhD em Física (University of. Pittsburgh, USA, 1971); Cargos: Professor Titular (aposentado) da UFMG; Professor Emérito da UFMG; Pró-Reitor de Pesquisa da UFMG (1991/1994); Reitor da UFMG (1998/2002); Secretário de Educação Superior, MEC (2002); Professor Honoris Causa da Universidade do Norte do Paraná (2004); Diretor-Presidente do BH-TEC - Parque Tecnológico de Belo Horizonte (2009/2010);  Presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico/Funcap (2015); Pesquisador 1A do CNPq (1978/2004); - Pesquisador Visitante Nacional Sênior da Capes na Universidade Federal de São João del Rei (01/2011 -01/2015); Presidente da Sociedade Brasileira de Física (1993/1997); Presidente da Comissão do Plano Nacional de Pós-Graduação-2005/2010; Presidente da Comissão do Plano Nacional de Pós-Graduação-2011/2020; Membro: Academia Brasileira de Ciências (desde 1993), Conselho Nacional de Educação (2000/2004 e 2016/2020), Conselho Superior da CAPES (1995/1997, 2002/2004 e 2005/2007), Comitê Assessor de Física do CNPq (1975/1977, 1980/1981, 1990/1993-Presidente), Conselho Consultivo da FINEP (2003/2004), Conecit-MG (2007/2010), Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (1987/1991, 1998/2001). Professor Visitante: Freiburg Universität., Alemanha (1975), Institut J. Stefan, Eslovênia (1983), Harvard University, USA (1998), University of Houston, USA (1993). Prêmios: Medalha Jubileu do CNPq, 1981; Medalha Universidade Federal de Santa Maria, 1994; Prêmio FUNDEP-Universidade Federal de Minas Gerais, 1996; Medalha Santos Dumont, Categoria Ouro, 1998; Medalha da Inconfidência, Grande Medalha, 1998; Ordem  do Mérito Educacional (MG), Grande Medalha, 1999; Ordem Nacional do Mérito Científico, Grã Cruz, 2000; Medalha Gustavo Capanema, Governo de Minas Gerais, 2000; Título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte,2002; Ordem Nacional do Mérito Educativo, Grande Oficial, 2002. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: Resultados rigorosos, modelos de spin, dinâmica crítica, escala de tamanho finito e dinâmica de spin, estudos de educação. Possui mais de 100 trabalhos publicados e 17 teses de pós-graduação orientadas.

Joaquim José Soares Neto
Graduado em Física e professor titular da Universidade de Brasília, fez doutorado na Aarhus University, na Dinamarca, e pós-doutorado no Califórnia Institute of Technology, nos Estados Unidos. É membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Integra o conselho científico da Associação Brasileira de Avaliação Educacional. Foi presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e tem trabalhos publicados nas áreas de avaliação educacional e de física teórica. Há mais de 15 anos, se envolve em pesquisas relacionadas à avaliação educacional.

José Loureiro Lopes
Doutor em Educação pela PUC/SP; Pós-Doutor em Educação pela Westfãlische Wilhelms Universistãt Müster – Alemanha; Mestre em Filosofia pela Universidade Gregoriana de Roma; Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma; Sócio Fundador dos Institutos Paraibanos de Educação (IPÊ); Secretário de Educação do Estado da Paraíba e Presidente do Conselho Estadual de Educação (1984-1987); Pró-Reitor da Universidade Federal da Paraíba (1988-1992); Reitor do Centro Universitário de João Pessoa-UNIPÊ (2006-2011).

Luiz Roberto Liza Curi
Sociólogo e Doutor em Economia pela Unicamp. É Conselheiro, desde 2012, do Conselho Nacional de Educação, indicado pela SBPC, ABC, SBM e SBQ. Foi Presidente da Câmara de Educação Superior de 2016 a 2018 e atualmente é Presidente do Conselho Nacional de Educação. Foi Presidente do INEP, Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação. É membro do Conselho Superior da CAPES e membro do Conselho do IPHAN. No âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações é responsável, no CNPEM, Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, pelo programa de implantação da Universidade no âmbito da Organização Social do Centro. No Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, CGEE, foi Chefe de Gabinete e Assessor Especial do Presidente. No Ministério da Educação foi Diretor Geral de Políticas de Educação Superior, tendo sido responsável pela proposta de regulamentação da LDB no âmbito da avaliação, regulação e supervisão da Educação Superior. Foi membro do Comitê de Avaliação da OEA e responsável pela representação brasileira no Comitê Mercosul de Educação Superior. Ocupou o cargo de Assessor Especial e Chefe de Gabinete no CNPQ, onde foi Diretor da Revista Brasileira de Tecnologia e Secretário Executivo do Programa Avaliação e Perspectivas em Ciência e Tecnologia, tendo participado da organização de projetos estruturantes de ciência e tecnologia. No Governo do Estado de São Paulo foi Diretor Geral de Ciência e Tecnologia e Chefe da Cooperação Internacional em Ciência e Tecnologia. Ocupou o cargo de Secretário de Cultura e Presidente do Conselho do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural do Município de Campinas SP, onde também foi Presidente da Companhia do Polo de Alta Tecnologia, CIATEC. Na Companhia Paulista de Força e Luz, CPFL, foi Sociólogo Gerente do Projeto Cultural Força e Luz, onde, além de extensa programação cultural implantou o Centro de Memória da CPFL. Foi membro do Conselho Superior da Unicamp.

Marco Antonio Marques da Silva
Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981), Mestrado em Direito pela PUC-SP (1991) e Doutorado em Direito pela PUC-SP (1995). É professor Livre-docente pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e Pós-Doutorado em Direito Penal Econômico e Europeu pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra – Portugal (2005). Professor Titular em Direito Processual Penal da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Líder do Grupo de Pesquisa Dignidade Humana e Estado Democrático de Direito da PUC-SP, (credenciado junto ao CNPq). Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Direito Processual Penal (Mestrado e Doutorado), do Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito da PUC-SP (2009-2018). Presidente da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (PUC-SP e ACNUR/ONU). Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; Presidente da Comissão de Imprensa e Comunicação do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (2010-2017); Membro da Comissão de Assuntos Institucionais entre o Tribunal de Justiça de São Paulo e as Faculdades de Direito(desde 2018); Membro da Comissão de Juristas para a Reforma do Código Penal do Senado Federal; Coordenador da Escola Paulista da Magistratura e Diretor do Departamento de Relações Institucionais da Associação Paulista de Magistrados. Professor Visitante e Homenageado (Medalha de Honra) da Faculdade de Direito da Universidade da Universidade de Lisboa - Portugal, Professor Homenageado com a Láurea de Reconhecimento pela Universidade de Lisboa – Portugal; Professor Convidado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra - Portugal, Doutor Honoris Causadas Faculdades Metropolitanas Unidas, Professor Emérito da Escola Paulista da Magistratura  (TJSP), Presidente da Academia Brasileira de Direito Criminal e Diretor da Academia de Jurisprudentes de Língua Portuguesa Lisboa/Portugal. É Membro do Conselho Científico da LISBON LAW REVIEW - Revista da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Integra a Comissão Científica da INTERPRETATIO PRUDENTIUM - Direito Romano e Tradição Romanista em Revista" do Centro de Investigação da Universidade de Lisboa. Membro do Centro de Investigação Jurídica do Ciberespaço da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Tem experiência na área de Direito com ênfase em Direito Processual Penal, Direito Processual Constitucional e Direitos Fundamentais. Autor de livros e artigos nessas áreas.

Marilia Ancona Lopez
Psicóloga pela Universidade de São Paulo - USP (1964). Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade de São Paulo - PUC.SP (1987). Especialização em Ensino a Distância – EaD, Universidade Paulista (2012).  Membro da Comissão de Especialistas de Ensino - Psicologia - MEC (1999). Membro da Comissão do Exame Nacional de Curso - Psicologia -INEP (2000). Membro do Conselho Nacional de Educação - MEC (2002-2006, 2006-2010). Membro suplente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CES, gov. (2016, 2017, 2018). Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984-2017). Coordenadora do Núcleo de Práticas Clinicas do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade de São Paulo (1995-2014). Coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC.SP (1995-1998). Vice-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Paulista, UNIP (1998 -2008). Vice-reitora de Graduação da Universidade Paulista – UNIP (2009-). Reitora do Centro Universitário de Itapira UNIESI (2018-). Membro da Academia de Psicologia de São Paulo. Temas trabalhados em Psicologia: Psicodiagnóstico Interventivo, Práticas Clínicas, Psicologia e Religião. Temas trabalhados na área da Educação: Ensino Superior, Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Psicologia, Avaliação de Cursos do Ensino Superior. 

Maurício Eliseu Costa Romão
É Master e Ph.D. em economia pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, sendo autor de livros e de publicações em periódicos nacionais e internacionais. Foi Visiting Scholar na Universidade de Illinois, na Universidade College-London e na Universidade de Harvard. Ex-secretário de Administração e Reforma do Estado do Governo de Pernambuco, foi ainda secretário-adjunto de Planejamento da Prefeitura do Recife, diretor de Administração de Incentivos (Finor) da SUDENE, consultor do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) – órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA) - e coordenador do Projeto Iniciativa pelo Nordeste, apoiado pelo Banco Mundial. Foi chefe de departamento de economia e coordenador de mestrado de economia da UFPE, Membro da Comissão de Especialistas de Economia do MEC, Membro do Comitê Assessor de Economia do CNPq, consultor “ad hoc” do CNPq e da CAPES, Pesquisador Nível I do CNPq. Foi ainda secretário-executivo da ANPEC - Associação Nacional de Centros de Pós-graduação em Economia, Diretor da Sociedade Brasileira de Econometria, Membro da Comissão Deliberativa do Programa Nacional de Pesquisa Econômica (PNPE/IPEA/SEPLAN) e foi bolsista de estudo e/ou de pesquisa no exterior: CAPES/MEC, Fulbright/PanAm; Ford Foundation; CNPq/British Council. Romão foi ainda Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior, do Ministério da Educação, e atualmente é conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e presidente do Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Mauro Luiz Rabelo
Possui graduação, mestrado e doutorado em matemática pela Universidade de Brasília (UnB) (1987) e pós-doutorado pela Universidade de Stanford (1991-1992). É professor da UnB e presidente do Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Antes de assumir a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC como titular, ocupou o cargo substituto de dezembro de 2016 a janeiro de 2019.Rabelo foi diretor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior, entre 2016 e 2019, e decano de Ensino de Graduação da UnB de 2012 a 2016. Rabelo também presidiu o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação, em 2014 e 2015, além de ter exercido os cargos de diretor acadêmico e diretor-geral do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB (Cespe), entre 2003 e 2008.

Robson Maia Lins
É Graduado em Direito pela UFRN, Mestre em Direito Tributário pela PUC/SP e Doutor em Direito Tributário pela PUC/SP. Professor de graduação, especialização, mestrado e doutorado em Direito Tributário da PUC-SP e do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET. Advogado, sócio do escritório Barros Carvalho Advogados Associados. Autor do livro Controle de Constitucionalidade da Norma Tributária – Decadência e Prescrição e do livro “La Mora em El Derecho Tributario. Organizador de três livros, juntamente com Paulo de Barros Carvalho, sobre direito tributário brasileiro. Autor de mais de 100 artigos e capítulos de livros publicados, especializados em matéria tributária e constitucional. Ex-Representante Docente da Comissão de Bolsa de Estudos do Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito da PUC-SP (2013); Parecerista da Revista de Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento desde 2012; Ex-Membro Consultor da Comissão Especial da Reforma Política – OAB/SP; Membro do Conselho Superior de Direito da Fecomércio/SP. Participação em mais de 200 (duzentas) Bancas Examinadoras de Qualificações de Mestrado; Dissertações de Mestrado; Qualificações de Doutorado; e Teses de Doutorado. Orientador de trabalhos de Graduação e Pós-Graduação. Membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas desde 2016. Membro do Conselho Consultivo do IPDT- Instituto Potiguar de Direito Tributário/RN.

Sérgio de Almeida Bruni
Graduado em economia, professor universitário e escritor. Desde outubro de 2011 é Vice-Reitor de Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio. Pós-graduado em Administração Pública pelo Instituto Internacional de Administração Pública de Paris e pela Fundação Getúlio Vargas. Foi Analista de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Sênior, Supervisor do Programa do Trópico Úmido e Vice-Diretor do Museu Paraense Emílio Goeldi, todos no CNPq. Diretor do Instituto Brasileiro do Desenvolvimento Florestal- IBDF e Presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, no Ministério do Meio Ambiente. Conselheiro do Conselho Municipal de Educação e Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Superintendente das seguintes instituições: Fundação Getúlio Vargas, Fundação Centro de Formação do Servidor Público- FUNCEP e Academia Brasileira de Ciências. Subsecretário do MEC e Secretário de Educação e Cultura de Roraima. Professor da Escola Superior de Guerra. Diretor do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE. Possui diversas condecorações, valendo destacar a de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. Publicou 23 livros.

Assunto(s): quem é quem , cne
X
Fim do conteúdo da página