Publicações do Proeja
Conheça as publicações do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos
Documentos de diretrizes do Proeja
- Documento Base Proeja: elaborado na vigência do Decreto 5.478/2005, ou seja, do Programa ainda restrito a à articulação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) ao ensino médio.
- Proeja - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Educação Profissional Técnica de Nível Médio / Ensino Médio – Documento Base 2007:
- informações sobre o contexto da educação de jovens e adultos no Brasil, características de seu público e a importância desta política de integração da educação profissional e tecnológica com a formação geral da educação básica;
- concepções e princípios do Programa e o Projeto Político-Pedagógico integrado da Educação Profissional Técnica de Nível Médio com o Ensino Médio incluindo currículo e avaliação;
- instituições parceiras e aspectos operacionais do Programa.
- Proeja - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Formação Inicial e Continuada / Ensino Fundamental – Documento Base 2007:
- disponibiliza referenciais relativos à convergência das especificidades da formação profissional inicial (qualificação profissional) e da segunda fase do ensino fundamental ofertada na modalidade da EJA, contemplando informações sobre o contexto da educação de jovens e adultos no Brasil, características de seu público e a importância desta política de integração da EPT com a formação geral da educação básica;
- concepções e princípios do Programa e o projeto político-pedagógico integrado da qualificação profissional com o ensino fundamental incluindo currículo, avaliação e aproveitamento de estudos e experiências anteriores;
- instituições parceiras e aspectos operacionais do Programa.
- Proeja - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Educação Profissional e Tecnológica Integrada à Educação Escolar Indígena – Documento Base 2007:
- disponibiliza referenciais relativos a integração entre a educação profissional e tecnológica e a educação escolar indígena, orientando os interessados nessa oferta educativa na construção de seus projetos. Para tanto, traz informações sobre os povos indígenas, suas formas de organização e direitos, sua diferença com relação ao padrão ocidental de organização social, política e econômica;
- a trajetória e princípios da educação escolar indígena; o perfil dos profissionais indígenas e as demandas por formação profissional apresentadas pelos Povos Indígenas;
- experiências de oferta de Educação Profissional para povos indígenas;
- referenciais para o Projeto Político-Pedagógico e;
- informações sobre a operacionalização do Programa.
Documentos de monitoramento e planejamento do Proeja
- Relatório do Planejamento Estratégico do Proeja 2007 – de Programa a Política Pública: contém informações sobre o planejamento das ações do Programa realizado pela Setec/MEC no ano de 2007 por meio do Seminário do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja.
- Fórum Proeja - Carta de Santa Maria: documento “carta dos participantes do Fórum Estadual de Pesquisas e Experiências em Proeja, realizado em Santa Maria, nos dias 27, 28 e 29 de outubro de 2010” apresentando os pleitos resultantes de encontro de acompanhamento e debate sobre o desenvolvimento do Programa.
- Fórum Proeja - Carta de Belo Horizonte: documento “Fórum Estadual de Pesquisas e Experiências em Proeja – Minas e São Paulo: carta dos alunos, gestores e professores participantes” apresentando os pleitos resultantes de encontro de acompanhamento e debate sobre o desenvolvimento do Programa ocorrido no Cefet-MG na cidade de Belo Horizonte entre os dias 14 e 16 de setembro de 2010.
- Encontro Nacional Proeja FIC 2010: disponibiliza um conjunto de experiências e reflexões do Programa na articulação da EPT com o Ensino Fundamental associadas ao Proeja FIC. Apresenta experiências nos seguintes temas:
- materiais didáticos, didáticas e inovações pedagógicas;
- Monitoramento, acompanhamento e avaliação;
- regime de colaboração: institutos federais – municípios – governos estaduais;
- acesso e permanência;
- formação de professores e;
- currículo integrado.
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