Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Programa Novo Mais Educação > Sistema de monitoramento
Início do conteúdo da página

Sistema de monitoramento

O Sistema de Monitoramento do programa Novo Mais Educação é resultado da parceria entre o Ministério da Educação - MEC e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação - CAED, da Universidade Federal de Juiz de Fora, e tem como principal objetivo realizar o monitoramento da execução do Programa nas redes e escolas públicas brasileiras, por meio da produção de informações sobre o seu real desenvolvimento.

As informações coletadas pelo sistema serão objeto de uma pesquisa longitudinal que possibilitará o acompanhamento e a avaliação das ações desenvolvidas, a fim de se verificar a efetividade do Programa naquilo que é seu principal objetivo: melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, mediante a complementação da carga horária de cinco ou quinze horas semanais no turno e contraturno escolar.

No Sistema de Monitoramento, a escola deve cadastrar mediadores, facilitadores, estudantes e turmas até o dia 26 de maio de 2017. Após essa data inicial, o sistema permanecerá aberto para os registros necessários, avaliações e relatórios de execução do programa. Além disso, o sistema contará com material pedagógico para as escolas.

O acesso do diretor escolar ao Sistema deve ser feito por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE Interativo.

Dúvidas relativas ao preenchimento das abas do sistema podem ser sanadas pelo telefone 0800 7273142 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., ambos do CAED-Digital.

Acesse o tutorial aqui.

 

PRORROGAÇÃO DO PRAZO DA AVALIAÇÃO DOS ALUNOS INSCRITOS NO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO – PNMEClique aqui

 

PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA REGISTRO DAS AVALIAÇÕES NO SISTEMA

Senhores/as Secretários/as,

Como é do conhecimento dos/as Senhores/as, o MEC no cumprimento de suas atribuições referentes ao Programa Novo Mais Educação (PNME), instituído pela Portaria MEC 1144/2016, estabeleceu parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que desenvolveu um sistema de monitoramento para acompanhar a execução do Programa nas redes e escolas públicas brasileiras.
Reiteramos que faz parte desse sistema de monitoramento um processo avaliativo das atividades pedagógicas realizadas em Matemática e Língua Portuguesa. Como etapa inicial desse processo foi disponibilizado um conjunto de avaliações diagnósticas que estão agrupadas em Alfabetização (1º, 2º e 3º anos), Letramento I (4º, 5º, 6º anos) e Letramento II (7º, 8º e 9º ano).
Informamos que em razão da demanda do PNME prorrogamos o prazo do lançamento das marcações das avaliações. Assim, as escolas devem se organizar para aplicar as avalições e lançar as marcações no sistema de monitoramento até o dia 31/07/2017.
Lembramos que o CAEd realizará uma devolutiva dos resultados das avaliações no mês de agosto. Nesta oportunidade, será apresentada, com os resultados, uma análise pedagógica sobre o desempenho dos estudantes nos testes, bem como um roteiro para leitura e interpretação desses resultados, cujo objetivo é auxiliar as escolas na apropriação das informações produzidas a partir da avaliação.

 

PRORROGAÇÃO DE PRAZO NO CADASTRO DO SISTEMA CAED

Senhores/as Secretários/as,

Informamos que em razão da grande demanda, consideramos ser necessário ampliar o período de cadastro das escolas no Sistema de Acompanhamento e Monitoramento do Programa Novo Mais Educação (PMNE), disponibilizado desde o dia 28/03/2017.
Assim, as escolas contempladas com os recursos do Programa devem realizar, necessariamente, os devidos cadastros nesse sistema até o dia 31/07/2017.
Portanto, solicitamos que reiterem às escolas a necessidade do cumprimento desta data, pois não haverá prorrogação desse prazo.
Lembramos que após essa data o sistema permanecerá aberto para os registros necessários, tendo em vista o monitoramento do PNME.
Porém, os cadastros realizados no sistema de monitoramento até o dia 31/07/2017 possibilitarão a este Ministério da Educação conhecer a real situação do quantitativo de escolas, turmas e alunos atendidos pelo PNME. O não preenchimento dos dados no Sistema até 31 de julho/2017, pela escola participante do Programa Novo Mais Educação, impactará no recebimento da 2ª parcela do recurso do programa. Por gentileza, orientem as escolas para o cumprimento deste prazo. 

  

PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA LANÇAMENTO DAS MARCAÇÕES DAS AVALIAÇÕES

Em razão da demanda apresentada pelo Programa Novo Mais Educação (PNME), o Ministério da Educação (MEC) decidiu, mais uma vez, prorrogar o prazo para lançamento das marcações das avaliações. Assim, as escolas devem se organizar para realizar as marcações no sistema de monitoramento até o dia 24 de novembro de 2017.

O objetivo das avaliações é monitorar a implementação do Novo Mais Educação e observar a influência de suas ações na aprendizagem dos estudantes.

O Sistema de Monitoramento e Acompanhamento da execução do PNME nas redes e escolas públicas brasileiras foi desenvolvido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A  ideia é que o Caed realize uma devolutiva dos resultados das avaliações, ainda esse anso. Na ocasião, será apresentada uma análise pedagógica com os resultados sobre o desempenho dos estudantes nos testes, bem como um roteiro para leitura e interpretação dos resultados, cujo objetivo é auxiliar as escolas na apropriação das informações produzidas a partir da avaliação.

X
Fim do conteúdo da página