Estratégia do Ministério para o Ensino Médio
Estratégia do Ministério para o Ensino Médio
O Ministério da Educação, órgão responsável pela definição das políticas educacionais para o país adota, através da Secretaria de Educação Básica - SEB, uma estratégia para a ampliação e melhoria do ensino médio apoiada nos seguintes eixos:
Em dezembro de 2006, a PEC 53 que institui o Fundeb é aprovada e regulamentada. Ela prevê a universalização do Ensino Médio presencial.
Em junho de 2005, o MEC encaminha PEC para substituição do Fundef - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, quefinanciava apenas o ensino fundamentalpelo Fundeb - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, que financia toda a Educação Básica, da creche ao término do Ensino Médio.
Em atendimento a uma demanda da sociedade, o MEC sugeriu e discutiu com professores uma proposta paraoEnsino Médio Integrado ao Profissionalizante. Em 2004, esta proposta se transformou no Decreto 5154/2004 . Em 2007, 21 unidades da Federaçãojáestavam oferecendoEnsino Médio Integrado ao Profissionalizante. O MEC colabora contratando consultores pedagógicos para a elaboração dos cursos e o FNDE oferece apoio financeiro.
Atendimento, a partir de 2004, de todos os concluintes do ensino fundamental, com idade de 14 a 16 anos;
Melhoria curricular que contemple as diversas necessidades dos jovens consolidando a identidade do ensino médio centrada nos sujeitos;
Ensino médio comprometido com a diversidade sócio-econômica e cultural da população brasileira;
Valorização e formação de professores;
Melhoria da qualidade do ensino regular noturno e de educação de jovens e adultos;
Implantação do Plano de Educação para Ciência;
Modernização e democratização da gestão de sistemas e escolas de ensino médio;
Desenvolvimento de projetos juvenis, visando à renovação pedagógica e ao enfrentamento do problema da violência nas escolas;
Integração e articulação entre ensino médio e educação profissional.
- Reestruturação e expansão do ensino médio no Brasil
- Estratégia do Ministério para o Ensino Médio
- Uma Concepção para o Ensino Médio
- Pressupostos para a Construção de um Projeto Escolar Democrático
- Indicações para a Construção de um Projeto Curricular Interdisciplinar
- Avaliação
- Estratégia para o Ensino de Ciências
- Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia - 2006/2007
[Contexto do Ensino Médio] [Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio] [Prêmio Ciências] [Ética e Cidadania] [Livro Didático] [Formação Continuada] [Coleção Explorando o Ensino] [Fenaceb - Apoio às Feiras de Ciências] [Publicações do Ensino Médio] [Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia - 2006/2007]