Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Secretaria de Educação Superior
Início do conteúdo da página

Aprovados 21 novos cursos de pós-graduação

Foto: Tereza SobreiraOs integrantes do Conselho Técnico-Científico (CTC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) aprovaram 21 novos cursos. São 16 de mestrado, quatro de doutorado e um de mestrado profissional. O resultado foi definido na terça-feira, dia 24, após dois dias de análise dos resultados apresentados pelas coordenações de área.

“Em menos de um ano, conseguimos analisar quase a totalidade dos 450 projetos de criação de cursos apresentados em 2004. Com esse resultado, atingimos 96% do total”, disse o diretor de avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro. “Nosso objetivo é agilizar ainda mais o processo.”

Das 40 propostas avaliadas na reunião, 16 deixaram de ser recomendadas. Outras seis terão o direito a recorrer nos próximos 30 dias.

Dentre os cursos recomendados está o de doutorado em filosofia, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O projeto de criação do programa resultou de associação entre a UFPB e as universidades federais de Pernambuco (UFPE) e do Rio Grande do Norte (UFRN).

Modelo — Para a coordenadora de acompanhamento e avaliação da Capes, Rubia Silveira, esse é um modelo de parceria. “Se cada uma das instituições fosse apresentar uma proposta, não conseguiria a qualidade exigida, pois não teria condições de manter um corpo docente forte”, salientou. “Com a iniciativa conjunta, houve uma consolidação de força e as três instituições acabaram obtendo a aprovação.”

A Universidade Federal do Amazonas recebeu credenciamento para a criação dos cursos de mestrado e doutorado sobre diversidade biológica. De acordo com a Coordenação de Acompanhamento e Avaliação da Capes, o programa é de extrema importância para região porque desenvolverá atividades multidisciplinares, contribuirá para descobertas de novas plantas e aprofundará o estudo do bioma regional. A instituição também recebeu recomendação para a implementação de mestrado em engenharia elétrica.

Após a recomendação da Capes, os cursos receberão o reconhecimento do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC). Há no país 2.972 cursos de pós-graduação. (Assessoria de Imprensa da Capes)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página