Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Secretaria de Educação Superior
Início do conteúdo da página

Capes oferece bolsas de estudo para estrangeiros

Estrangeiros interessados em concorrer a bolsas de estudo no Brasil, para os cursos de mestrado e doutorado, têm prazo até 29 de julho para se inscrever no Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC/PG). O programa é desenvolvido em parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC); Ministério das Relações Exteriores e Ministério da Ciência e Tecnologia (CNPq).

O formulário de inscrição está disponível na página eletrônica da Capes. Após ser preenchido e impresso, o formulário deverá ser entregue nas embaixadas do Brasil, nos países dos candidatos, com a documentação. Caso o interessado não se encontre em seu país poderá enviar os documentos pelos Correios. As bolsas de mestrado têm duração de 24 meses e as de doutorado, 48. Elas são improrrogáveis nos dois casos.

As bolsas são concedidas em todas as áreas de conhecimento, nas quais existam programas de pós-graduação que emitam diplomas de validade nacional. Os programas devem ter sido avaliados pela Capes, com nível igual ou superior a quatro. Os resultados serão divulgados em dezembro e as atividades acadêmicas terão início em março de 2006.

Requisitos – O candidato deve ser cidadão dos países em desenvolvimento com os quais o Brasil tem acordo de cooperação educacional ou cultural, como países da África, Ásia, Caribe, Oceania e América Latina. Não pode ser cidadão brasileiro, nem binacional ou ter visto permanente no Brasil. É necessário ter o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), currículo e plano de trabalho, em língua portuguesa, e duas cartas de recomendação. No caso de ex-bolsista do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação, o candidato deve ter exercido atividades profissionais em seu país de origem por, pelo menos, dois anos.

Países – A bolsa será usufruída na África do Sul, Angola, Antígua, Barbuda, Argélia, Argentina, Benin, Bolívia, Cabo Verde, Camarões, Chile, China, Colômbia, Costa do Marfim, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Gabão, Gana, Guatemala, Guiana, Guiné Bissau, Haiti, Honduras, Índia, Jamaica, Mali, Marrocos, México, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Panamá, Paraguai, Peru, Quênia, República Democrática do Congo, República do Congo, República Dominicana, São Tomé e Príncipe, Senegal, Surititle, Timor Leste, Togo, Trinidad e Tobago, Tunísia, Uruguai e Venezuela.

Mais informações podem ser obtidas na Coordenação-Geral de Cooperação Internacional (CGCI), pelos telefones (61) 2104-8875 ou 2104-8036 ou correio eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Repórter: Sonia Jacinto

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página