Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Secretaria de Educação Superior > Estudantes > Pós-graduação > Capes assina acordo com Instituto Politécnico de Turim
Início do conteúdo da página

Terminam domingo as inscrições para intercâmbio de pesquisa com Argentina

O prazo de envio de propostas para o programa bilateral de aperfeiçoamento de doutores entre o Brasil e a Argentina será encerrado no próximo domingo, 31. A parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina (SECyT) financia o intercâmbio por meio de projetos conjuntos de pesquisa e cooperação científica entre instituições de ensino superior brasileiras e argentinas.

Os projetos podem ser apresentados em diversas áreas do conhecimento. Os grupos de pesquisa deverão estar ligados a cursos de pós-graduação recomendados pela Capes. Esses projetos devem ter, entre seus objetivos, a formação de recursos humanos em grau de pós-graduação (doutorado e pós-doutorado), a troca e o aumento de informações científicas, a produção conjunta de publicações técnico-científicas, a valorização intelectual e melhorias nas grades curriculares dos cursos.

O intercâmbio está dividido em duas modalidades: missão de estudo ou de trabalho, sendo esta realizada por um pesquisador com doutorado e a missão de estudo realizada por estudantes de doutorado e pós-doutorado. Os bolsistas serão selecionados pelo coordenador do estudo. A duração das bolsas de doutorado e de pós-doutorado varia de dois a seis meses, não sendo permitida a prorrogação em nenhum dos dois casos. O valor da bolsa de doutorado é de R$ 2.100,00 e a de pós-doutorado R$ 2.300,00. As propostas selecionadas receberão até duas bolsas de estudo por ano.

Mais informações podem ser obtidas na página da Capes na internet. (Assessoria de Imprensa da Capes)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página