Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Secretaria de Educação Superior
Início do conteúdo da página

Candidatos a bolsa de doutorado nos EUA serão entrevistados na próxima semana

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) realiza, nesta semana, mais uma etapa da seleção de candidatos a bolsas de doutorado pleno nos Estados Unidos. É a fase da entrevista, que terá a participação de 115 candidatos. O programa é desenvolvido em parceria entre a Capes e a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Comissão Fulbright).

"A entrevista tem sido um instrumento imprescindível para seleção", diz a coordenadora-geral de Programas no Exterior, Maria Luiza Lombas. Para ela, essa fase da seleção consolida as etapas anteriores do processo e contribui para as perspectivas de sucesso do investimento público feito com a formação de doutores no exterior. Maria Luiza acrescenta que as entrevistas são realizadas por membros da comunidade científica brasileira que passaram pela experiência de realizar parte da sua formação acadêmica e científica no exterior.

A coordenadora de Candidaturas a Bolsas e Auxílios no Exterior, Zena Martins, explica que os itens avaliados na entrevista são: preparo acadêmico, compromisso institucional, capacidade de adaptação e maturidade emocional. "Além disso, a entrevista é uma oportunidade para perceber a responsabilidade social do candidato como bolsista do governo brasileiro e em relação à obrigatoriedade de retornar a nosso país tão logo encerre seu doutoramento", destaca.

Para a entrevista, que terá a participação de 12 consultores, os candidatos serão agrupados por áreas afins. Na terça-feira, 8, seis consultores vão entrevistar 68 concorrentes. Na quinta, 10, outros seis consultores ouvirão os 47 candidatos restantes. Doutores convidados pela Comissão Fulbright também farão parte da comissão avaliadora. A divulgação dos resultados da entrevista está prevista para o dia 21 de novembro.

Repórter: Fátima Schenini

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página