Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Secretaria de Educação Superior > Estudantes > Pós-graduação > MEC promove evento de posse da Cadara
Início do conteúdo da página

Candidatos a bolsa no exterior participam de entrevista

Candidatos a bolsas do Programa de Doutorado Pleno no Exterior, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), serão entrevistados até sexta-feira, 10, em Brasília. Das 666 inscrições efetivadas, 230 passaram para a fase de entrevista, última etapa do processo de seleção, iniciado em 2005.

As áreas com maior número de candidatos são: ciências da computação, administração, direito, ciências biológicas I, artes e economia. Entre os destinos mais procurados estão França, Inglaterra, Espanha, Portugal e Canadá. Cada candidato será entrevistado por uma comissão de consultores da Capes.

Na cerimônia de abertura da fase da entrevista, na terça-feira, 7, no Auditório do Anexo II do MEC, o diretor de Programas da Capes, José Fernandes de Lima, salientou que o processo de seleção é rigoroso e muito disputado. Lima destacou ainda que cada um dos selecionados será um representante do Brasil no exterior: "Ao representar bem o nosso país, vocês ajudarão a abrir espaço para os que vierem depois".

Para melhor operacionalização, os candidatos foram subdivididos em 12 grupos, de acordo com as áreas do conhecimento. As entrevistas serão feitas por 36 consultores da Capes, sendo três em cada um dos grupos.

Outros países - Além desse programa de bolsas de doutorado no exterior, a Capes mantém outros dois, específicos para atender a quem quer fazer doutoramento na Alemanha e nos Estados Unidos. Quem se dirige à Alemanha é atendido pelo Programa Capes/Daad, realizado em convênio com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. E quem quer ir para os Estados Unidos tem a sua disposição o Programa Capes/Fulbright, em parceria com a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Fulbright).

Fátima Schenini

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página