Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Secretaria de Educação Superior > Estudantes > Pós-graduação > Cursos novos têm oferta de bolsas ampliada
Início do conteúdo da página

Acelera Amazônia repassa R$ 2 milhões para a região

As universidades da Região Norte receberam R$ 2 milhões da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) para dar início às ações do programa Acelera Amazônia. Os recursos serão utilizados para a concessão de bolsas de apoio a novos doutores, bolsas de iniciação científica para jovens interessados em fazer carreira científica e desenvolvimento de laboratórios.

O diretor de programas da Capes, José Fernandes de Lima, explica que o Acelera Amazônia também estimula a mobilidade entre grupos consolidados e grupos emergentes de instituições diferentes, em uma espécie de solidariedade científica.

“Queremos provocar um efeito de sinergia para a multiplicação de formação de pessoal visando à auto-suficiência da região, que tem uma grande demanda por pesquisadores. Até 2010, o número de mestres e doutores naquela região, que hoje está por volta de mil, deverá ser de três mil”, diz Lima.

Em 2005, a Capes recomendou 23 novos cursos de pós-graduação da Região Amazônica, sendo 18 de mestrado e cinco de doutorado, o que representa um crescimento de 25% para os programas de mestrado e 33% para os programas de doutorado, comparado ao ano anterior. A implementação dos novos cursos faz parte da política de estímulo à criação de cursos de qualidade na região e também tem como meta fomentar a formação e fixação de mestres e doutores nos estados do Norte.

PNPG – O Acelera Amazônia surgiu durante as discussões do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), em 2004, que apontavam para os desequilíbrios dos investimentos nas regiões. Dentro do programa, as universidades da região, conhecendo suas próprias demandas, sinalizaram para a Capes com a criação de novos cursos e receberam consultoria da própria agência para atingirem as exigências requeridas numa aprovação de programa de pós. (Assessoria de Imprensa da Capes)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página