Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Secretaria de Educação Superior > Estudantes > Pós-graduação > Edital para projetos sobre defesa nacional será lançado neste mês
Início do conteúdo da página

Bolsas para doutores na área de saúde

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) assinaram nesta terça-feira, 9, no Rio de Janeiro (RJ), um convênio de cooperação técnico-científica para a capacitação de recursos humanos e treinamento de profissionais em inovação tecnológica em saúde.

Serão implementadas até 20 bolsas de estudos da Capes para recém-doutores e a realização de estágio de pós-doutorado. Na primeira modalidade, o objetivo é estimular o desenvolvimento de projetos institucionais voltados para a integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de complementar a formação dos doutores jovens. No chamado estágio pós-doutoral, professores ou pesquisadores poderão ficar um período no exterior, com duração de até um ano, para o intercâmbio com colegas estrangeiros.

Segundo o presidente da Capes, Jorge Guimarães, o objetivo da parceria é qualificar doutores em gestão da saúde. “A Fiocruz tem uma longa tradição de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. A medicina brasileira tem conquistado avanços no cenário científico nacional e mundial e a Fiocruz contribui para isso. Queremos qualificar doutores para administração da saúde e para o surgimento de novos produtos”, explicou Jorge Guimarães.

Edital – Outro programa de estímulo de troca de experiências será a modalidade de professor visitante estrangeiro. Serão oferecidas até 15 bolsas para profissionais de outros países, de comprovada competência em suas áreas de atuação. Eles deverão dar aulas, orientar alunos e participar de atividades de pesquisa. O edital deverá ser lançado pela Fiocruz em junho. A seleção será feita em conjunto com a Capes, a partir da formação de comissão integrada por representantes dos dois órgãos e um da comunidade acadêmica.

Adriane Cunha

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página