Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Secretaria de Educação Superior
Início do conteúdo da página

Candidato a bolsa de doutorado nos EUA pode fazer inscrição

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) recebe até o dia 3 de julho próximo inscrições para o Programa de Doutorado Pleno nos Estados Unidos, desenvolvido em parceria com a Comissão Fulbright. São oferecidas 70 vagas. Os selecionados iniciarão as atividades no segundo semestre de 2007.

As bolsas de doutorado no exterior são destinadas a candidatos de comprovado desempenho acadêmico, com projetos que não possam ser realizados total ou parcialmente no Brasil. “A idéia é formar doutores em áreas nas quais o Brasil apresenta carência de grupos consolidados. É uma forma de complementar os esforços despendidos pelos programas de pós-graduação no Brasil, de buscar a formação de professores e pesquisadores de alto nível”, explicou a coordenadora-geral de programas no exterior da Capes, Maria Luiza Lombas.

Os candidatos devem ser cidadãos brasileiros, com diploma de nível superior, e currículo preenchido na plataforma Lattes. O julgamento das candidaturas terá etapas eliminatórias. A primeira, a análise documental, para verificação do preenchimento integral e correto dos formulários. Em seguida, a de mérito, com a avaliação de aspectos como qualificação, desempenho acadêmico, experiência profissional e potencialidade de futuras contribuições científicas do candidato no contexto do ensino superior, da pós-graduação e da pesquisa. Quem for selecionado no mérito será convocado para a etapa da entrevista, na qual serão analisados aspectos como preparo acadêmico, compromisso institucional, capacidade de adaptação e maturidade emocional.

Os selecionados receberão, em média, uma bolsa mensal no valor-base de US$ 1,1 mil (R$ 2,4 mil). Além disso, terão direito a passagem aérea de ida e volta para um dependente, auxílio-instalação, seguro-saúde e pagamento de taxas escolares.

A Capes mantém ainda um programa específico de doutorado na Alemanha, o Capes/Daad, em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, e o Programa de Bolsas de Doutorado em outros países.

Repórter: Fátima Schenini

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página