Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Secretaria de Educação Superior
Início do conteúdo da página

Capes apóia programas com a Espanha

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) vai apoiar projetos de pesquisa e cooperação científica desenvolvidos em conjunto por universidades do Brasil e da Espanha. A idéia é estimular o intercâmbio e o aperfeiçoamento de professores e pesquisadores dos programas de pós-doutorado e de doutorado-sanduíche, aquele em que o doutorando inicia o doutorado no Brasil, passa uma segunda fase no exterior e retorna ao país para a fase final.

As áreas prioritárias são: educação, matemática, meio ambiente, tecnologia, tecnologia de alimentos, ciências biológicas, ciências econômicas, ciências do mar, química, psicologia, agricultura e controle de pragas.

A equipe de cada país deverá ter pelo menos dois doutores. Além disso, o coordenador do projeto deverá ser docente com título de doutor há pelo menos quatro anos. O projeto tem duração prevista de dois anos, podendo haver prorrogação por igual período, a critério das agências financiadoras.

As equipes que já participaram em outras edições devem respeitar as regras para apresentação de novos projetos. “É necessário observar o intervalo de dois anos para encaminhar novas propostas”, diz a assessora da Coordenação Geral de Cooperação Internacional (CGCI/Capes), Maria Luiza Pereira de Carvalho. Ela destaca, ainda, que as propostas devem ser vinculadas a um programa de pós-graduação avaliado pela Capes, com conceitos 5, 6 ou 7, preferencialmente.

Benefícios – Bolsas de estudos em nível de doutorado-sanduíche e pós-doutorado, passagens áreas internacionais e diárias para a equipe brasileira na Espanha, nos termos das normas vigentes da Capes, fazem parte dos benefícios desse programa, que é desenvolvido em parceria com a Direção Geral de Universidades do Ministério da Educação e Ciências (DGU/MEC) da Espanha. Desde sua criação, em 2001, já foram beneficiados 102 projetos. Atualmente, 75 projetos estão em andamento.

As propostas de projetos devem ser encaminhadas à Capes até 15 de setembro de 2006. Acesse o edital na página eletrônica da Capes.

Repórter: Fátima Schenini

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página