Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Secretaria de Educação Superior > Estudantes > Pós-graduação > Brasil e China discutem cooperação na pós-graduação
Início do conteúdo da página

Capes divulga vencedores do concurso sobre o Portal de Periódicos

São de instituições públicas de educação superior de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo os vencedores do concurso sobre a Influência do Portal de Periódicos na Pós-Graduação Brasileira. O portal de periódicos é uma biblioteca virtual construída pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).

Na categoria pesquisador-docente, o vencedor é Gláucio Ary Dillon Soares, do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj). Ele concorreu com o trabalho O Uso do Portal de Periódicos da Capes em Sociologia e Ciência Política; na categoria bibliotecário venceu João de Melo Maricato, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com o artigo científico A Área de Plasma no Brasil e o Impacto do Portal de Periódicos da Capes em seu Desenvolvimento: um estudo cienciométrico a partir dos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq; o aluno de mestrado Luiz Cláudio Gomes Maia, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ganhou na sua categoria com o trabalho Uso de Periódicos Eletrônicos: um estudo do Portal de Periódicos da Capes na UFMG; na categoria aluno de doutorado, o ganhador é Noboru Jô Sakabe, da Universidade de São Paulo (USP), com o estudo A Influência do Portal de Periódicos da Capes na Pós-Graduação Brasileira – análise da cobertura do portal baseada na disponibilidade de artigos em publicações de alto nível.

Lançado em 12 de dezembro de 2005, o concurso teve a participação de 20 trabalhos nas quatro categorias definidas pela Capes. Cada selecionado, por área, receberá R$ 3 mil. A Capes ainda não definiu a data da entrega dos prêmios.

Acervo – O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que dá acesso à informação científica e tecnológica mundial. Criado em 2000, o portal é aberto a professores, pesquisadores e estudantes de graduação e servidores técnico-administrativos. Seu acervo é dinâmico e conta hoje com 10.423 periódicos com textos completos em todas as áreas do conhecimento e 117 bases de dados referenciais. Os conteúdos podem ser acessados na página eletrônica da Capes.

Repórter: Ionice Lorenzoni

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página