Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Secretaria de Educação Superior > Estudantes > Pós-graduação > Programa Professor Visitante Sênior nos EUA divulga resultado
Início do conteúdo da página

Capes abre inscrições para intercâmbio com Argentina

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) está com inscrições abertas, até 27 de novembro, para o Programa Binacional Centros Associados de Pós-graduação Brasil-Argentina (CAPG /BA). O programa é realizado em conjunto com a Secretaria de Políticas Universitárias (SPU), do Ministério de Educação, Ciência e Tecnologia da Argentina.

O estímulo e o fortalecimento da associação acadêmica entre programas de pós-graduação dos dois países e o reforço recíproco das atividades de formação, estimulando o intercâmbio de docentes e estudantes desse nível de ensino, é o principal objetivo do programa.

Ele é destinado às instituições de ensino superior argentinas e brasileiras que possuem cursos de pós-graduação considerados de excelência acadêmica tanto pela Capes quanto pelo órgão de avaliação da Argentina, a Comissão Nacional de Avaliação e Validação Universitária (Coneau).

Cada projeto de associação institucional deve estar vinculado a programa de pós-graduação em nível de doutorado, avaliado pela Capes com nota 5, 6 ou 7 (Brasil) e programas de pós-graduação com nível de doutorado e mestrado avaliados pela Coneau com conceitos A e B (Argentina). Os projetos deverão ter caráter inovador, considerando inclusive o desenvolvimento da área no contexto nacional e internacional, explicitando as vantagens advindas da parceria internacional. Além disso, deverão conter propostas de inovação da estrutura curricular e dos aspectos e requisitos de sua equiparação recíproca, bem como da eficiência da mobilidade dos estudantes de pós-graduação.

De acordo com o assessor da Coordenação Geral de Cooperação Internacional (CGCI/Capes), Sérgio Avellar, desde que foi criado, em 2002, o programa já beneficiou 27 projetos. “Atualmente, 21 projetos estão em andamento”, diz.

Missões – O programa CAPG/BA financia o intercâmbio de estudantes e docentes, na forma de missões de estudo e de trabalho. Os docentes (argentinos e brasileiros) deverão, obrigatoriamente, ministrar cursos ou seminários de curta duração durante sua estada.

Cada projeto terá duração de dois anos, podendo ser prorrogado por mais um ano, desde que sejam apresentados relatórios anuais de atividade, prestação de contas dos anos anteriores e justificativa para a prorrogação. Os coordenadores deverão apresentar à Capes e à SPU, com 30 dias de antecedência a cada missão, um pré-informe detalhado das atividades a serem realizadas no país receptor. Outras informações no Edital do programa.

Fátima Schenini

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página