Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Secretaria de Educação Superior
Início do conteúdo da página

MEC prepara técnicos para apoiar Escola de Gestores

O Ministério da Educação prepara, em fevereiro, 325 técnicos que vão dar suporte e apoio administrativo na realização do curso de pós-graduação em gestão escolar. A preparação dos técnicos será a distância na plataforma Moodle, a mesma que será usada na formação de quatro mil diretores e vice-diretores das redes públicas da educação básica de dez estados.

Os técnicos que darão apoio à Escola de Gestores são profissionais das universidades federais que participam do programa e das secretarias estaduais e municipais de educação beneficiárias. São três tipos de curso de informática: 200 técnicos farão curso de nível básico com 20 horas de duração; 100 profissionais estarão em cursos intermediários de 40 horas; e 25 técnicos de nível avançado participam de 10 horas de curso. O objetivo dos cursos é formar técnicos capazes de dar suporte técnico a todas as etapas da formação de gestores.

Aberta em dezembro de 2006, a Escola de Gestores oferece especialização em gestão escolar para diretores e vice-diretores. Em 2007, são quatro mil vagas para dirigentes de escolas da educação básica de Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Cada estado tem 400 vagas.

Iniciativa — O curso é uma iniciativa das secretarias de Educação Básica (SEB/MEC) e de Educação a Distância (Seed/MEC), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com dez universidades federais. Santa Catarina e Rio Grande do Norte já fizeram aulas inaugurais. Os próximos lançamentos da Escola de Gestores serão no Ceará, dia 29; Piauí, 1º de fevereiro; e Mato Grosso, 13 de fevereiro. As aulas nos dez estados começam em março.

Ionice Lorenzoni

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página