Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Secretaria de Educação Superior > Estudantes > Pós-graduação > Língua portuguesa para estrangeiros. Veja na agenda
Início do conteúdo da página

Língua portuguesa para estrangeiros. Veja na agenda

Celpe-Bras abre pré-inscrições

Estão abertas até 15 de março as pré-inscrições do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). A aplicação das provas ocorrerá, simultaneamente, no Brasil e no exterior nos dias 25 e 26 de abril. As pré-inscrições são feitas pela internet. Para a confirmação da inscrição, é necessário que o candidato, após a pré-inscrição, vá ao posto aplicador, no qual pretenda fazer o exame, levando uma cópia do documento de identificação e o comprovante de pagamento da taxa de R$ 90,00.

Bolsas para docentes brasileiros na Espanha

A Fundação Carolina, em parceria com o Banco Santander, a Universidad Politécnica de Madrid e o Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) oferece 60 bolsas a professores e pesquisadores de instituições públicas brasileiras. O benefício tem duração de um a três meses para docentes que desejam aprimorar seus conhecimentos na Espanha. As bolsas incluem passagem aérea de ida e volta em classe turística, ajuda de 1.200 euros mensais e seguro médico. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o próximo domingo, dia 11 de março, para atividades acadêmicas com início a partir de 15 de abril. Já o candidato que pretende iniciar os estudos a partir de 1º de agosto, poderá enviar sua candidatura até 30 de junho. As inscrições devem ser feitas no sítio da Fundação Carolina.

Especialização em ciências ambientais começa segunda-feira

Mato Grosso
O Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato
Grosso (UFMT) abre na próxima segunda-feira, 12, o curso de
Especialização em Ciências Ambientais. Oferecido pelo Departamento de Botânica e Ecologia, o curso tem ênfase nestas duas áreas e reúne
profissionais da rede de ensino, de instituições governamentais e
não-governamentais e da comunidade em geral. A abertura oficial está marcada para as 19h30, no auditório do CCBS III. A aula inaugural será ministrada pelo professor Olívio Favalessa e pela professora Carmen Eugênia Ortiz. Informações pelo telefone (65) 3615-8868 ou pelo correio eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Palestra sobre guerras do Paraguai na UFMT

Mato Grosso
O Programa de Pós-Graduação em História (PPGHis) da
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza na próxima segunda-feira, 12, a palestra Acervos Paraguaios para Estudo das Duas Guerras do Paraguai: a Guerra da Tríplice Aliança e a Guerra do Chaco. A palestrante convidada é a professora Adelina Pusineri, diretora do museu Etnográfico Dr. Andrés Barber, de Assunção, Paraguai. A mediadora será a professora da UFMT Maria de Fátima Costa. O evento será realizado no auditório do Museu Rondon (Parque Aquático da UFMT), a partir das 15h. O objetivo da discussão, conforme a coordenadora do PPGHis, Leny Caseli Anzai, é trazer informações dos acervos públicos e privados do Paraguai sobre essas duas guerras, indicando, assim, fontes que possam contribuir “para uma nova visão histórica, não apenas do Paraguai, mas - e principalmente - da história regional do Cone Sul americano”.

Governo canadense promove concurso cultural

Alunos de design e arquitetura, regularmente matriculados em cursos de graduação e pós-graduação,  podem participar do Concurso Cultural Marca Canadá – Brasil. Os candidatos devem criar uma marca comemorativa das representações diplomáticas canadenses no Brasil por ocasião do 35º aniversário da Embaixada do Canadá em Brasília e do 60º aniversário do Consulado Geral do Canadá em São Paulo. Organizado pelo governo canadense e pelo Centro Universitário do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac- SP), o concurso recebe trabalhos até 12 de março. O prêmio se constitui de um curso intensivo de inglês ou francês, passagem aérea e ajuda de custo do governo do Canadá. A cerimônia de premiação será no dia 26 de março no Centro de Convenções do Centro Universitário Senac, Campus Santo Amaro. Mais detalhes no site: www.sp.senac.br.

UFMG abre inscrição para quatro novos cursos de ilustração científica

Belo Horizonte
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está oferecendo os seguintes cursos de ilustração científica: curso básico de ilustração de insetos, curso de ilustração botânica, curso de ilustração zoológica em lápis de cor e o curso de ilustração paleontológica. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 14 de março, na página eletrônica da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep). Mais informações pelo telefone (31) 3499-4220.

Campus da UFMT em Rondonópolis oferece especialização em análises clínicas

Rondonópolis
O Departamento de Ciências Biológicas do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Rondonópolis, oferece 50 vagas para a  especialização lato sensu em análises clínicas. O curso, direcionado a profissionais das áreas de ciências biológicas e da saúde, tem o objetivo de capacitá-los em análises clínicas nas principais áreas de aplicação de diagnóstico laboratorial. As inscrições vão até o dia 16 de março, no  Departamento de Ciências Biológicas (Rodovia Rondonópolis-Guiratinga, Km 6 ― CEP: 78.735-901 ― Rondonópolis-MT).O valor da taxa é R$ 100,00. O início está previsto para maio e as aulas serão ministradas somente aos sábados, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Mais informações pelos telefones (66) 3410-4012 ou (66) 3410-4011.

Aberta chamada de trabalhos para o 7º Cinform

Salvador
Dirigido a professores, profissionais, pesquisadores e estudantes que atuam na área da informação, o 7º Cinform inscreve trabalhos acadêmicos até o dia 23 de março. Promovido pelo Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o evento, de caráter nacional, realizado anualmente, incluirá em sua programação a apresentação dos trabalhos selecionados e exposições realizadas por expoentes da área. Os interessados devem enviar o resumo de suas produções (30 linhas, no máximo) para a página do Cinform. A divulgação dos trabalhos selecionados está prevista para o dia 6 de abril.

Oportunidades para estudar na China

O governo chinês oferece 41 bolsas de estudos para o ano letivo de 2007-2008. O objetivo é ampliar o intercâmbio China-Brasil na área de educação. Serão 21 bolsas integrais e 20 parciais para candidatos do Brasil. Das bolsas parciais (com isenção da anuidade), 17 beneficiarão novos estudantes. As demais serão destinadas à renovação dos bolsistas que estão na China. Já as bolsas integrais serão concedidas a estudantes de pós-graduação e de especialização. Mais detalhes sobre o procedimento da candidatura podem ser encontrados na página eletrônica do governo chinês. O prazo da seleção terminará em 23 de março deste ano. Os interessados podem encaminhar seus pedidos à Divisão de Temas Educacionais do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Para mais informações, o contato no Brasil é Cristian, no endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Abertas na UFMT inscrições para revalidação de diploma de médico

Cuiabá
As inscrições para revalidação de diploma de médico graduado no exterior podem ser feitas até o dia 30 de março na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O processo de inscrição deverá ser protocolado na Seção de Recebimento e Expediente (SRE), Bloco Casarão - Av. Fernando Corrêa da Costa, s/n°, Cuiabá (MT), entre 7h30  e 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. Telefone (65) 3615-8004. Depois de protocolado, o processo de inscrição deve ser entregue na secretaria da Faculdade de Ciências Médicas da UFMT - Bloco CCBS I, 1° piso, também no campus universitário de Cuiabá, em horário comercial. Mais informações pelo telefone (65) 3615-8854.

IBC abre inscrição para curso de qualificação de professores

Rio de Janeiro
O Instituto Benjamin Constant (IBC) está com inscrições abertas para o curso de qualificação de professores na área da deficiência da visão até 16 de abril. O edital está disponível na página eletrônica do IBC. O curso, em nível de formação continuada para o atendimento especializado aos educandos deficientes visuais, tem carga horária de 600 horas. É necessário comprovar a conclusão do curso de formação de professores na modalidade normal em nível de ensino médio ou da licenciatura curta ou plena. A destinação prioritária é para candidatos das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e outras localidades nas quais o atendimento educacional de pessoas portadoras de deficiência visual inexista ou não conte com recursos humanos suficientes. Mais informações pelo telefone (21) 3478-4454 e no endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Governo britânico concede bolsas de estudo na Escócia

O ministério das relações exteriores britânico está com inscrições abertas,  até o dia 30 de abril,  para oito bolsas de especialização na Universidade de Strathclyde, em Glasgow, na Escócia. São oferecidos cursos de um ano de duração nas áreas de Engenharia e Administração de Negócios. Para se candidatar a uma bolsa de estudos, os candidatos devem ter curso superior completo em área compatível com o curso escolhido, mínimo de um ano de experiência profissional — preferencialmente no setor de petróleo e gás — e proficiência em inglês. Outras informações e inscrições estão disponíveis no site do British Council do Brasil, no endereço www.britishcouncil.org/br/brasil-chevening-cofund-bgas.htm.

Inscrições para Prêmio Professores do Brasil

As inscrições para a segunda edição do Prêmio Professores do Brasil vão até 30 de junho. Podem participar professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública e de instituições privadas sem fins lucrativos. Os candidatos devem relatar uma experiência desenvolvida com sua turma em 2006 ou que esteja em andamento para conclusão em 2007. Serão premiados os dez mais bem classificados no ensino infantil e os dez primeiros colocados do ensino fundamental. Cada um receberá R$ 5 mil, troféu e diploma e terá a experiência divulgada na rede de ensino. A inscrição pode ser feita nas secretarias de educação, estaduais ou municipais, ou na secretaria executiva da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) nos estados. Cada estado, além do Distrito Federal, selecionará as seis melhores experiências locais, que serão enviadas à Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) para concorrer na etapa nacional. O regulamento está na página eletrônica da SEB.

Congresso brasileiro de professores de espanhol

Cuiabá
Estão abertas as inscrições para o 12º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, que será realizado no campus de Cuiabá da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no período de 28 de agosto a 1º de setembro. O encontro vai reunir conferencistas do Brasil e do exterior. O objetivo é reunir os profissionais que realizam atividades acadêmicas em diversos centros de ensino do País para a troca de experiências nas áreas de ensino e pesquisa da língua espanhola e suas literaturas. O congresso visa ainda à divulgação de trabalhos de pesquisa realizados em níveis local, nacional e internacional, além de abrir espaço para a exposição de experiências de professores e alunos de língua espanhola e literatura com discussões sobre currículos, prática de ensino e os sistemas de evolução.
As inscrições permanecem abertas até o dia do evento. Mais informações na página eletrônica da UFMT e pelo correio eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página