Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Secretaria de Educação Superior
Início do conteúdo da página

Capes conclui entrevistas com candidatos a doutorado

Capes conclui entrevistas com candidatos a doutorado (Foto: Divulgação Capes)Os 27 consultores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) finalizaram nesta sexta-feira, 11, as entrevistas de 202 candidatos a bolsas do Programa de Doutorado Pleno no Exterior. Os resultados dessa fase serão divulgados em junho. O período de entrevistas foi de 8 a 11 de maio.

Distribuídos em nove comitês interdisciplinares, os consultores trabalharam em grupos de três integrantes entrevistando, em média, 20 a 25 candidatos. Analisaram pontos como preparo acadêmico, capacidade de adaptação e maturidade emocional para permanecer um longo período em outro país.

A professora Kátia Lucchesi, da Universidade de Campinas (Unicamp), que participou do processo de avaliação pela primeira vez, destacou a qualidade dos candidatos. “Foi uma experiência muito positiva que ampliou minha visão em termos de competências futuras.” Ela atuou no comitê de matemática, física e engenharias. O nível dos candidatos também foi destacado pelo representante da área de matemática da Capes e docente da Universidade Federal de Minas Gerais, Márcio Soares, que integrou o mesmo comitê.

Na opinião do candidato a doutorado em matemática na Universidade participarde Paris, Eduardo Casagrande, a entrevista foi ótima. Com 23 anos, graduação e mestrado em matemática, natural de Porto Alegre (RS), ele já tem planos para depois que finalizar seu doutorado. “Pretendo criar grupos de pesquisa, para tentar ajudar a desenvolver a área da matemática no Brasil.” O último candidato entrevistado foi Gustavo Rabello dos Anjos, 26 anos, do Rio de Janeiro. Engenheiro mecânico, com mestrado em engenharia metalúrgica e de materiais, quer fazer doutorado na Universidade Tecnológica de Delft, na Holanda, sobre simulação numérica de escoamento multifásico relacionado à área de petróleo. “A idéia é diminuir as perdas provocadas pelo transporte de petróleo desde as grandes profundidades, onde é extraído, até a superfície”, explica.

Para a coordenadora de Candidaturas a Bolsas e Auxílios no Exterior (CCE/Capes), Cristina Tavares de Melo, as entrevistas ocorreram com tranqüilidade. “Foi uma oportunidade para esclarecer questões práticas com os candidatos, entre elas, sobre a documentação necessária para a implementação das bolsas.” Mais informações sobre doutorado no exterior na página eletrônica da Capes.

Fátima Schenini

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página