Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Secretaria de Educação Superior > Estudantes > Pós-graduação > SBPC debate futuro da pós-graduação no Brasil
Início do conteúdo da página

Proposta da SBPC: formar dez mil doutores

Belém — O maior evento científico da América Latina termina nesta sexta-feira, 13, com uma proposta de desafio ao sistema nacional de pós-graduação — a formação de dez mil doutores para a região amazônica. A 59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em Belém, teve como tema principal a Amazônia.Cientistas, pesquisadores, estudantes, população. Mais de 25 mil pessoas visitaram a 59ª reunião da SBPC, em Belém. (Foto: divulgação)

Atualmente, a região tem cerca de 2.500 doutores. O ex-presidente da SBPC Ennio Candotti acredita que a meta pode ser cumprida entre seis e sete anos. O novo presidente da SBPC, Marco Antônio Raupp, que assumiu ontem, promete dar prioridade à região. “A ciência tem um caráter universal, portanto o conhecimento da Amazônia é fundamental para todos”, diz. Candotti e Raupp defenderam ações políticas conjuntas, mais intensas e permanentes por parte dos governos para a área de ciência, tecnologia e inovação, com o objetivo de atingir essa e outras metas da área.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) já vem incluindo a região amazônica entre suas ações prioritárias. Em 2007, a ação Novas Fronteiras foi inserida no Plano Plurianual do governo federal. Serão investidos R$ 10 milhões na Amazônia, Semi-Árido e Pantanal. A intensificação de formação de recursos humanos para a região começou em 2005, por meio do programa Acelera Amazônia, com a concessão de R$ 6 milhões no período 2005-2007. Além disso, dentro do programa, as universidades, conhecendo suas próprias demandas, sinalizaram à Capes a criação de novos cursos e receberam consultoria da agência para atingir as exigências solicitadas.

A região possui atualmente 133 cursos, sendo 102 de mestrado e 31 de doutorado. Em 2006, eram 2.820 alunos matriculados no mestrado e 604 no doutorado, e 949 mestres e 88 doutores titulados. Apesar dos números ainda serem considerados baixos, houve crescimento na formação de novos doutores.

Público — A nova diretoria da SBPC comemorou o número de visitantes que passaram pela reunião, em Belém. Foram 25 mil visitantes durante os cinco dias de evento.  A SBPC Sênior teve cerca de 7.300 inscritos, a SBPC Jovem, 1.275 participantes e 2.800 estudos foram apresentados. O encerramento do encontro será às 18h e pode ser visto na página eletrônica da SBPC.  A 60ª reunião está agendada para julho de 2008, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo. O tema ainda não foi definido.

Adriane Cunha

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página