Alunos criam máquina a vapor com material reciclado
Estudantes dos cursos técnicos em eletroeletrônica e em mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina criaram um mecanismo com materiais reciclados que simula o funcionamento de uma máquina a vapor. O dispositivo aciona uma turbina (cooler de computador) capaz de gerar energia para acender uma lâmpada.
O desenvolvimento da ideia, no campus de Chapecó, teve como base o estudo do uso de materiais alternativos e reciclados. Foram usadas latas de spray, transformadas em reservatório da água, cujo aquecimento gerou o vapor para o funcionamento da máquina.
“Pensamos em um experimento que significasse informações de forma prática. Além da integração das turmas, a atividade unificou os conteúdos”, disse o professor Adriano Larentes, um dos orientadores do projeto.
Para aprimorar a experiência, o professor a inscreveu no Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Produção Científica e Inovação Tecnológica. “Independentemente de a pesquisa ser aprovada ou não, pretendemos prosseguir com o experimento em outros semestres”, afirmou Larentes.
Assessoria de Imprensa da Setec
Confira as notícias sobre os Institutos Federais