Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Unesco mostra que responsabilidade sobre a educação precisa ser compartilhada
Início do conteúdo da página
Institutos federais

Consulado da Costa do Marfim homenageia reitor maranhense

  • Quinta-feira, 06 de agosto de 2009, 15h44

O Consulado da República da Costa do Marfim celebra nesta sexta-feira, 7, na Associação Comercial de São Paulo, às 9h, o 49º aniversário da Independência do país africano. Como parte das comemorações, o cônsul Tibe Bi Gole Blaise fará a entrega do título Amigo da Costa do Marfim a cinco autoridades brasileiras que contribuíram com a cultura costa-marfinense. O reitor pro tempore do Instituto Federal do Maranhão, José Ferreira Costa, é um dos agraciados.


No ano passado, foi assinado um protocolo de intenções entre a instituição maranhense e o consulado, que prevê o intercâmbio de estudantes e professores dos dois países para troca de experiências na área de educação tecnológica.


O instituto foi a primeira instituição de ensino brasileira a criar um curso técnico em biocombustíveis – modelo que a Costa do Marfim pretende seguir, incluindo a implantação de uma fábrica de biodiesel. O cônsul Tibe Bi Gole esteve na cidade de Zé Doca, localizada a 315 km de São Luís, para conhecer a estrutura desse curso técnico e verificar o modelo de educação profissional de nível médio desenvolvido no estado – que ainda não existe no país africano.


Além do reitor José Costa, serão homenageados na solenidade o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer; o ex-ministro dos Esportes Edson Arantes do Nascimento, o Pelé; a reitora da Universidade de São Paulo, Suely Vilela, e o presidente do Grupo BMG, Flávio Pentagna Guimarães.


O evento contará ainda com a presença de três autoridades costa-marfinenses: o embaixador do país no Brasil, Daouda Diabaté; o presidente da Confederação da Indústria e Comércio, Jean Kacou Diagou, e Marcel Gossio, diretor geral do Porto de Abidjan, um dos maiores da África. Eles falarão sobre as oportunidades de negócios entre as duas nações.

Assessoria de imprensa do Instituto Federal do Maranhão

Confira as notícias sobre os Institutos Federais

X
Fim do conteúdo da página