Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Alunos com altas habilidades ganharão cadastro nacional
Início do conteúdo da página
Pesquisas e dados

Ministro participa de entrega de prêmio de direitos humanos.Veja na agenda.

  • Quarta-feira, 13 de dezembro de 2006, 07h33
  • Última atualização em Quarta-feira, 23 de maio de 2007, 09h41

Ministro participa de entrega de prêmio de direitos humanos

Brasília
O ministro da educação, Fernando Haddad, participa hoje, 13, da entrega do Prêmio Direitos Humanos 2006 promovido pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR). A cerimônia terá início às 15h, no Palácio do Planalto.
O prêmio é concedido anualmente pelo governo federal a pessoas e organizações com destacado trabalho em defesa e promoção dos direitos humanos no Brasil e no mundo.
Em sua 12ª edição, o prêmio está dividido em sete categorias: Santa Quitéria do Maranhão − Registro Civil de Nascimento; Dorothy Stang − Defensores de Direitos Humanos; Enfrentamento à violência; Enfrentamento à discriminação; Promoção dos Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais; e Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. A 7ª categoria premia estudantes do ensino médio e do ensino superior (graduação) que participaram de concurso de redação e artigos sobre o tema Educação e Construção da Paz.
Ao todo, cerca de 800 pessoas e entidades foram indicadas ao prêmio. Em cada categoria foram destacadas uma pessoa física e uma instituição.
Os premiados serão agraciados com uma escultura do artista plástico Siron Franco, que utilizou sua arte para denunciar o desrespeito aos direitos humanos.
Os estudantes premiados na categoria Educação também receberão, além da escultura e de certificados, uma coleção de livros do Ministério da Educação.


Experiências educacionais de sucesso recebem premiação

Brasília
Dez experiências inovadoras na área de educação serão premiadas, hoje, 13, em Brasília. Trata-se do Prêmio Inovação em Gestão Educacional 2006, promovido pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), no âmbito do Programa de Apoio ao Dirigentes Municipais de Educação (Pradime).
A solenidade de entrega do prêmio será às 14h30, no Hotel Nacional.
Cada município receberá financiamento de R$ 50 mil do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para ser aplicado no desenvolvimento, ampliação ou avaliação do projeto. Além disso, os secretários municipais premiados participarão de um programa de capacitação.
Serão premiados os municípios de Joinville(SC), Curvelândia (MT), São Gabriel do Oeste (MS), São Mateus (ES), Rio Branco (AC), Amparo (SP), Sobral (CE), Ponta Grossa (PR) e Igrejinha e Três Passos (RS).


Seminário debate o acesso ao ensino superior

Brasília
Será realizado hoje, 13, o seminário Democratização do Acesso ao Ensino Superior. O encontro, promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino  Superior (Andifes), ocorre no Hotel Blue Tree Tower, em Brasília, às 9h.
O evento debaterá formas de ampliar o ingresso no ensino superior e como ajudar nas discussões gerais sobre educação e reforma universitária. Mais informações pelo telefone (61) 3321-6341 ou pelo correio eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..


Oficina sobre transporte em nanoestruturas

Brasília
O Centro Internacional de Física da Matéria Condensada (CIFMC) realiza até hoje, 13, na Universidade de Brasília (UnB), a oficina Cálculo do Primeiro Princípio de Transporte em Nanoestruturas. Participa do evento o secretário de Educação a Distância do MEC, Ronaldo Mota.
O propósito da oficina é demonstrar como as abordagens computacionais provêem uma compreensão abrangente dos fenômenos quânticos relativos à física da matéria condensada. Também serão debatidos aspectos da física teórica relacionados a propriedades de transporte em nanoestruturas.


Secretários de educação debatem gestão de ensino

Belo Horizonte
Prossegue até sexta-feira, 15, o último de uma série de 26 encontros de secretários e dirigentes municipais, promovidos pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC). O objetivo das reuniões é fortalecer a gestão dos sistemas de ensino e as políticas direcionadas para a qualidade da educação básica. Nesses encontros presenciais são abordados nove temas, unindo teoria e prática.
Desta vez, participam do encontro secretários e dirigentes municipais de educação dos pólos de Montes Claros, Poços de Caldas e Belo Horizonte, todos de Minas Gerais. Eles vão ouvir palestras e realizar oficinas sobre temas como avaliação de políticas educacionais, financiamento e gestão orçamentária, gestão dos recursos materiais e valorização dos trabalhadores em educação. A reunião será no Othon Palace, em Belo Horizonte (MG). Mais informações na  página eletrônica da SEB.


Oficinas de Educação Aberta e a Distância

Campo Grande
Nos dias 14 e 15 de dezembro, quinta e sexta-feira, ocorre o Projeto Oficinas de Educação Aberta e a Distância (EaD) na Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp), em Campo Grande (MS). O evento é uma promoção da Uniderp, Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) e Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC).
Amanhã, 14, ocorrem as palestras Regulamentação da Educação a Distância no Brasil; OpenLearn: recursos educacionais abertos visando à inclusão educacional superior; e ProInfo e a Evolução do Uso da Tecnologia nas Escolas. Dia 15, TICs na Educação: a co-autoria como estratégia pedagógica; e Objetos de Aprendizagem.


Inscrições para o ProUni vão até 16 de dezembro

Brasília
Continuam abertas, até sábado, 16 de dezembro, as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) do MEC. O ProUni oferece bolsas de estudos parciais ou integrais em instituições particulares de ensino superior. O estudante que deseja concorrer a uma bolsa deve cumprir algumas exigências, entre elas, ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou escola privada na condição de bolsista integral e também ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2006 e obtido, na prova escrita e na redação, nota média igual ou superior a 45.
Os estudantes devem realizar as inscrições na página eletrônica do ProUni. O MEC divulgará os selecionados em 20 de dezembro.


TV Escola exibe produções mais assistidas em 2006

Brasília
A TV Escola está exibindo as produções mais assistidas em 2006. As reprises vão até 22 deste mês. A programação especial inclui séries como De Onde Vem?, Um Mundo de Letras, Letra Viva, Geração Saúde, Mestres da Literatura, Assembléias Escolares, História do Brasil por Bóris Fausto. Também será reapresentada uma seleção especial da Mostra Internacional Ver Ciência, com documentários de ciência e tecnologia de vários países.
As produções podem ser vistas nos canais 27 (Sky), 237 (DirectTV) e 4 (Tecsat), antena parabólica analógica e digital. Os horários dos programas e as sinopses estão disponíveis no sítio da TV Escola.


Concurso para nova sede da Capes

Brasília
Arquitetos de todo o Brasil podem apresentar projetos para a nova sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), em Brasília. Organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil no Distrito Federal (IAB-DF), o concurso premiará os cinco melhores trabalhos. O primeiro colocado receberá R$ 25 mil. As inscrições estão abertas até 23 de janeiro de 2007.
O vencedor será responsável pela elaboração dos projetos básico, legal e executivo, nos quais serão detalhados os projetos complementares de estrutura e instalações prediais.
As inscrições devem ser feitas na página eletrônica do IAB-DF e os documentos, enviados pelos Correios. Mais informações no sítio da Capes.


Abertas as inscrições para o prêmio Siscort

Brasília
Para incentivar o cadastramento dos livros didáticos devolvidos pelos alunos da rede pública de ensino em 2006, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) promove a segunda edição do Prêmio Siscort (Sistema de Controle de Remanejamento e Reserva Técnica). As equipes das secretarias municipais e estaduais de educação e regionais de ensino (se houver) de todo o País podem se inscrever na página eletrônica do FNDE.
Para esta segunda edição do prêmio, a Coordenação do Livro Didático do FNDE estabeleceu quatro categorias diferenciadas de acordo com o quantitativo de escolas nos estados. Cada estado concorre em apenas uma categoria.
Aos vencedores serão entregues um certificado de primeira colocação na categoria e uma coleção de livros de literatura do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE 2006). A apuração do resultado será no dia 5 de março de 2007, às 17h.
Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas no endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone 0800-616161.

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página