Minas Gerais terá seminário sobre educação do campo
A coordenação de educação do campo da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) realiza de 12 a 14 deste mês, em Belo Horizonte (MG), o 25º seminário estadual sobre Educação e Diversidade no Campo. O evento tem a parceria da Secretaria de Educação e do Conselho Estadual de Minas Gerais.
Nos três dias de trabalho serão discutidas as diretrizes operacionais aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação, em 2002. Estarão em debate, também, as políticas públicas, o financiamento, as experiências do campo na educação básica e no pós-médio, a educação indígena e o Programa Nacional de Educação para a Reforma Agrária (Pronera).
De acordo com o coordenador de educação do campo do MEC, Antônio Munarim, os seminários têm o objetivo de diagnosticar e buscar soluções para combater as desigualdades do cotidiano escolar, fazer um mapa das experiências educacionais de sucesso no ingresso e na permanência de alunos nas escolas do campo e das práticas inovadoras que ocorrem fora da escola.
A série de seminários estaduais iniciou em 2004 com a realização de encontros em 14 estados. Em 2005, foram realizados dez e em Minas Gerais ocorre o 11º. Para fechar o ciclo faltam São Paulo e o Distrito Federal. Os seminários contam, ainda, com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e dos movimentos sociais.
Repórter: Ionice Lorenzoni