Ronaldinho apóia marcha contra a fome
O jogador Ronaldinho Gaúcho, do Barcelona (Espanha) e da Seleção Brasileira, será um dos símbolos da Marcha contra a Fome, promovida pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA) da Organização das Nações Unidas (ONU). Este ano, a marcha brasileira vai se concentrar em Guarulhos (São Paulo) e em Salvador, no dia 21 próximo. Simultaneamente, atividades educacionais em todo o país alertarão a sociedade sobre as conseqüências da desnutrição infantil.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), por intermédio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), é um dos parceiros da iniciativa, que tem o objetivo de arrecadar fundos para a luta contra a fome infantil e chamar a atenção da mídia, da sociedade e dos governos. Esta é a segunda edição da marcha. Em 2005, mais de mil brasileiros participaram do evento, em São Paulo. Cerca de 200 mil pessoas em mais de 90 países aderiram à manifestação.
O projeto educacional do Programa Mundial de Alimentos pretende oferecer assistência a crianças em idade escolar, melhorar o aprendizado e diminuir a evasão nas salas de aula. Segundo estudos do PMA, programas de alimentos para a educação não beneficiam apenas crianças, mas produzem resultados positivos em toda a sociedade. Pesquisas demonstram que a nutrição e a educação são os investimentos de mais eficácia para o crescimento do país.
Qualquer pessoa com acesso à internet pode ajudar o programa ao fazer uma doação. O Pnae é reconhecido internacionalmente como o programa de maior alcance na distribuição de alimentos em escolas. Atualmente, atende 37 milhões de crianças matriculadas em escolas públicas de ensino fundamental, pré-escola e creche. O orçamento para 2006 é de R$ 1,5 bilhão.
Mais informações sobre a marcha são encontradas na internet. (Assessoria de Comunicação Social do FNDE)