Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Definidos os critérios para a concessão da bolsa-permanência
Início do conteúdo da página
Diversidade

Cadernos Tématicos abordam coleta seletiva em comunidade catarinense

  • Segunda-feira, 11 de junho de 2007, 08h49
  • Última atualização em Terça-feira, 26 de junho de 2007, 09h46

Com um artigo sobre a coleta seletiva de lixo na periferia de Florianópolis, será lançada em Santa Catarina, nesta segunda-feira, às 15h30, a série Cadernos Temáticos, publicação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). O lançamento ocorrerá na unidade de São José do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).

Os gestores do projeto de coleta contaram com o apoio do curso técnico em meio ambiente do Cefet-SC para a realização de uma pesquisa avaliativa de desempenho. Em 2003, a comunidade de Ratones, distrito ao norte da Ilha de Santa Catarina, pediu a inclusão no programa de coleta seletiva. Mais do que um atendimento à comunidade, era a oportunidade de implantar um projeto-piloto afinado com as reivindicações do movimento nacional de catadores — a inclusão e o reconhecimento como classe trabalhadora.

A partir de então, mobilizou-se o grupo gestor para elaborar o projeto Joaninha; Ratones Limpo, numa alusão ao inseto, conhecido por combater algumas pragas. As ações previam o trabalho com os catadores locais, suporte técnico na operação e educação ambiental para a população. A pesquisa do Cefet-SC foi realizada com moradores, catadores, compradores de materiais recicláveis, indústria e comércio local. Com base nas informações levantadas foi possível determinar a viabilidade e a continuidade do projeto. A pesquisa também alertou para a necessidade de orientações periódicas aos cidadãos, além do acompanhamento técnico para melhoria no desempenho das atividades dos catadores e da população.

Para a realização da segunda fase do projeto, duas bolsas de estágio foram abertas, de forma a permitir o ingresso de alunos no mercado de trabalho na área de resíduos sólidos e de projetos sociais. As atividades de educação ambiental formalizaram-se com a capacitação das agentes de saúde nas questões relacionadas a resíduos sólidos, saúde e cidadania.

Sophia Gebrim

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página