Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > ONG indicada pelo Brasil recebe prêmio da Unesco
Início do conteúdo da página
Educação especial

Vestibular do Ines: inscrições até quinta-feira

  • Terça-feira, 24 de janeiro de 2006, 14h52
  • Última atualização em Quinta-feira, 17 de maio de 2007, 09h33

Os interessados em participar do primeiro vestibular do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) têm até quinta-feira, dia 2, para se inscrever. Serão formados deficientes auditivos e ouvintes no curso normal, nível superior em licenciatura, língua portuguesa e linguagem brasileira de sinais (Libras). Eles serão habilitados para atuar na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental.

“Sempre foi um desejo da comunidade surda ter uma faculdade bilíngüe com língua de instrução em Libras”, disse Stny Basílio Fernandes dos Santos, diretora-geral do Ines, órgão ligado ao Ministério da Educação. “Foi uma proposta do meu plano gestor, bem acolhida pelo MEC. Os surdos têm acesso à universidade, mas o curso é voltado para a maioria (ouvintes). Desse modo, fica garantido o espaço deles dentro da sociedade.” Stny salientou que há poucos professores com domínio de Libras. “Precisamos preencher esta carência”, afirmou.

A expectativa do instituto é formar professores bilíngües para atender à política de educação inclusiva na rede pública e nas escolas especializadas sem fins lucrativos. Atualmente, não há muitos profissionais preparados para tirar dúvidas dos deficientes auditivos em relação à língua portuguesa.

As 60 vagas serão distribuídas de maneira igualitária entre deficientes auditivos com perda severa ou profunda e ouvintes. Os demais candidatos com perda auditiva concorrem nas 30 vagas reservadas aos ouvintes. Serão duas turmas — das 13h às 18h e das 18h30 às 22h. Os candidatos devem ter concluído o ensino médio e ser fluentes em Libras.

Como se inscrever — Os candidatos podem enviar o formulário para o Ines — Rua das Laranjeiras, 232, Laranjeiras, CEP: 22240-001, Rio de Janeiro, RJ. Podem inscrever-se também pela internet, na página eletrônica Objetiva Concursos. A lista dos aprovados será publicada em 10 de março. O edital está disponível na página eletrônica do Ines.

O processo de seleção ocorrerá em duas etapas. No dia 19 de fevereiro serão feitas a prova de redação e a prova objetiva, com 80 questões de múltipla escolha de língua portuguesa e literatura brasileira, língua estrangeira (inglês ou espanhol), física, química, biologia, matemática, história e geografia. De 1º a 8 de março, os candidatos passarão por avaliação oral sobre o conhecimento da Libras.

No segundo semestre deste ano o instituto ofertará o curso de graduação em pedagogia.

Repórteres: Raquel Maranhão Sá e Murilo Milhomem

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página