Instituto Benjamin Constant promove jornada sobre baixa visão
A prevenção da cegueira na infância, a inclusão do aluno de baixa visão e a importância da família no processo educativo fazem parte dos 17 temas da 1ª Jornada de Baixa Visão, que o Instituto Benjamin Constant (IBC) realiza na Urca, Rio de Janeiro, nos dias 19 e 20. Participam da jornada 218 educadores, professores, médicos, especialistas da área e a comunidade interessada em conhecer as causas e conseqüências e quais as condutas que devem ter a família e a escola para desenvolver o potencial humano e criativo da criança e do adolescente de baixa visão.
Durante dois dias, os participantes vão ouvir e poder debater com estudiosos da área, entre os quais se destaca o médico Helder Costa, especialista em baixa visão do IBC, que vai falar sobre anatomia, fisiologia e patologias oculares.
Sobre os papéis e recursos da escola, o instituto convidou para falar na jornada as professoras Ruth Straus, que abordará a baixa visão na escola; Sônia Salomon, que falará sobre condutas pedagógicas; Ana Lúcia Oliveira da Silva, sobre adaptação, criação e confecção de material especializado; e Regina Maria Fernandes Chimenti, que abordará recursos didáticos especializados. O programa com os horários, temas e especialistas pode ser consultado na página eletrônica do IBC.
Ionice Lorenzoni