Instituto federal implantará miniusina de biodiesel no CE
23/3/2009 – O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, a Universidade Federal do Ceará e a Universidade de Santa Cruz de Ilhéus (Bahia) vão implantar uma pequena unidade produtiva de biodiesel no campus Quixadá. O projeto Biodiesel e Biodigestão: implantação de dois modelos de produção em pequenas unidades nos estados da Bahia e do Ceará vai servir de apoio ao treinamento e difusão da tecnologia de produção do biocombustível, utilizando óleos vegetais como matéria-prima.
O projeto está orçado em R$ 499.986,86, provenientes do Fundo Setorial do Petróleo e Gás Natural, que tem como objetivo estimular a inovação na cadeia produtiva do setor, a formação e qualificação de recursos humanos e o desenvolvimento de projetos.
A miniusina do campus Quixadá servirá de modelo para outras iniciativas de produção do biocombustível. Além de oferecer metodologias para a instalação de novas unidades, vai estimular a produção agrícola, para fornecimento dos óleos vegetais, valorizando, assim, a mão-de-obra local.
Para a coordenadora do projeto, professora Rosenira Serpa, “o projeto Biodiesel e Biodigestão, a ser implantado nos estados da Bahia e Ceará, é de grande importância em termos econômicos, sociais e ambientais. A cadeia produtiva do biodiesel promove a geração de renda, com inclusão social, através da produção de mamona e dendê.” Segundo a professora, “frente às potencialidades do biocombustível na região Nordeste, o modelo de produção descentralizada aparece como uma importante alternativa”.
Assessoria de Imprensa do instituto federal do Ceará