Concurso premia estudantes com viagens a Paraguai e Espanha
Estimular o resgate da memória histórico-cultural do processo de independência do Brasil. Esse é o objetivo do concurso Caminhos da Liberdade 2009, que será lançado nesta quarta-feira, 15, em Brasília. O prêmio será uma viagem de estudos à Espanha e ao Paraguai. O concurso é promovido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação.
Na cerimônia de lançamento, que ocorre às 14h, participam a diretora da OEI, Ivana de Siqueira, e o secretário substituto da Setec, Getúlio Marques Ferreira. O Concurso Caminhos da Liberdade 2009 é voltado para alunos de 16 e 17 anos, da rede federal de educação profissional e tecnológica que estejam matriculados em qualquer curso. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis nos sítios da OEI e da Setec. Os trabalhos deverão ser apresentados entre 15 de julho e 8 de setembro.
O programa foi concebido no marco da comemoração dos bicentenários das independências dos países ibero-americanos, que acontecem de 2010 a 2022. Por essa razão, países como a Argentina, Bolívia, Chile, Espanha, Paraguai, Portugal e Uruguai também estão organizando o concurso para relembrar seus processos de independência. Na viagem à Espanha e ao Paraguai, os alunos brasileiros se juntarão a outros alunos daqueles países.
A cerimônia de lançamento do concurso será na sede do escritório regional de Brasília, no Setor Hoteleiro Sul (SHS), Quadra 6, conjunto A, bloco C, Edifício Business Center Tower, sala 919, em Brasília.
Ana Júlia Silva de Souza