Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Resultado da avaliação quadrienal da pós-graduação brasileira mostra crescimento de cursos
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Cefet Cuiabá prioriza pequeno agricultor

  • Segunda-feira, 03 de dezembro de 2007, 14h28
  • Última atualização em Segunda-feira, 03 de dezembro de 2007, 14h28

Tomou posse nesta segunda-feira, 3, em Brasília, o novo diretor do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Cuiabá (MT), Leoni Covari. A escola tem com uma das prioridades atender aos pequenos agricultores dos assentamentos da região.

Segundo Leoni Covari, serão oferecidos cursos de extensão e de educação de jovens e adultos para os agricultores e seus familiares. “Temos no entorno da escola 12 assentamentos, onde vivem cerca de 600 famílias. Nossa meta é ofertar educação profissional para o agricultor, sua mulher e filhos”, ressalta.

Outro projeto que será implantado, a partir de 2008, é o Programa  Nacional de Incubadoras de Cooperativas. Financiado por meio de uma parceria entre o Ministério da Educação e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão vinculado ao Mistério da Ciência e Tecnologia, o recurso de R$ 120 mil será aplicado na capacitação dos membros de cooperativas e associações agrícolas do local. “Um dos problemas enfrentados pelos pequenos agricultores é a falta de conhecimento sobre gestão, o que acaba causando prejuízos e, às vezes, inviabilizando os assentamentos. Por isso, é fundamental qualificá-los para que eles possam gerir sua produção e comercialização da melhor forma”, explica o diretor.

Expansão — Para a segunda fase do plano de expansão, estão previstas a abertura de mais seis unidades descentralizadas de ensino (Uneds) nos municípios de Rondonópolis, Pontes e Lacerda, Barra do Garças, Juína e Campo Novo do Parecis. Atualmente, o estado tem dois Cefets, uma escola federal agrícola em Cáceres e a Uned de Boa Vista.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página