Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisas e dados
Início do conteúdo da página
Educação a distância

TV Escola exibe série sobre a linguagem cinematográfica

  • Segunda-feira, 04 de abril de 2005, 17h30
  • Última atualização em Quinta-feira, 10 de maio de 2007, 10h53

A TV Escola apresenta na sua programação, de hoje, 4, a 10 de abril, a série Salto para o Futuro, na qual exibe programas especiais com reflexões sobre a linguagem do cinema. Com transmissão ao vivo, o programa é apresentado de segunda a sexta-feira, de 19h às 20h e reprisado no dia seguinte (o de sexta é reprisado na segunda), em dois horários, das 11h às 12h e das 15h às 16h.

A série, inédita, discute os principais elementos da linguagem cinematográfica que se revelam e se escondem nas narrativas de cada filme. O objetivo da série é mostrar o que os filmes dizem e a experiência educativa proporcionada por esta linguagem.

O programa Luz e Sombra, sobre as técnicas de iluminação, trata dos elementos luz e sombra nos seus muitos aspectos expressivos. E de como, no filme, o suporte, película de celulóide, impressionado pela luz, dá início ao processo fotográfico. Processo que se realiza nos inúmeros fotogramas que, em justaposição, vão se constituir num filme com história própria, ainda que multiplicado em inúmeras cópias.

Os demais episódios são sobre outros aspectos da produção cinematográfica, como trilha sonora, montagem e enredo. A TV Escola também destaca na sua programação voltada para o ensino fundamental o documentário Biblioteca Mindlin, que mostra a mais importante biblioteca pessoal da América Latina, constituída pelo acervo do empresário brasileiro José Mindlin.

Para a Escola Aberta, será mostrado, no dia 9 de abril, o documentário Guerra Total, que faz uso de extensa pesquisa e de um rico acervo de documentos e imagens sobre a II Guerra Mundial. Mostra não só os anos desse conflito, mas também o período que o precedeu. Tendo como ponto de partida o ano de 1933, cartas e diários daqueles que, irrevogavelmente, fizeram parte da história, a série propõe um novo e impressionante olhar sobre os acontecimentos que moldaram o mundo moderno.

A TV Escola é transmitida para mais de 50 mil escolas públicas do país. Pode ser captada por antena parabólica, pelas operadoras DirecTV, Sky e NET. No endereço da TV Escola há mais informações sobre a programação completa.

Cristiano Bastos

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página