Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Enem passa a ser realizado em dois domingos seguidos
Início do conteúdo da página
Educação a distância

MEC vai comprar DVD para 40 mil escolas

  • Quarta-feira, 27 de abril de 2005, 13h09
  • Última atualização em Quinta-feira, 10 de maio de 2007, 12h46

Foto: Wanderley PessoaO Ministério da Educação vai realizar pregão em 18 de maio para a compra de 40.500 aparelhos de DVD, que serão entregues a 40 mil escolas de ensino fundamental da rede pública. O investimento vai ampliar o alcance da TV Escola, emissora ligada à Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), e dar alternativas de ensino a distância para oito milhões de estudantes e formação aos professores. O pregão do Programa DVD Escola destina-se também à compra de 366 gravadoras de DVD para os núcleos de tecnologias educacionais do MEC nos estados. Até agosto, cada escola receberá, além dos aparelhos, 50 fitas de DVD e catálogos sobre as obras, que somam 200 horas de programação da TV Escola.

O anúncio foi feito hoje, 27, pelo ministro Tarso Genro e o secretário de Educação a Distância, Ronaldo Motta. Serão dois milhões de fitas de DVD distribuídas, no primeiro momento, às escolas. Segundo o ministro, a idéia deve ser entendida com outros programas do MEC, como o de formação de professores em português e matemática. "A questão do preparo e da gestão humana na escola é fundamental", disse.

Receberão equipamentos, escolas com mais de 100 alunos, com aparelho de TV, mas sem o kit da TV Escola (parabólica, videocassete, TV, fitas e manuais). Serão atendidas 2.839 escolas da região Norte, 10.532 da Nordeste, 14.755 da Sudeste, 9.199 da Sul e 2.675 da Centro-Oeste. "O projeto está no âmbito da agenda de qualidade da educação básica. Estamos fortalecendo a educação a distância", disse o ministro. Criada em 4 de março de 1996, a TV Escola transmite 17 horas de programação diária e está em cerca de 50 mil escolas públicas do ensino básico.

Séries - Com a iniciativa, 90 mil escolas de todo o país terão cobertura da TV Escola, seja pela antena (sinal digital ou analógico) ou via DVD, benefício para 28 milhões de estudantes e um milhão de professores. Serão investidos R$ 15 milhões em equipamentos.

A DVDteca, com 50 fitas, traz documentários, debates e séries como História do Brasil; Índios no Brasil; Orto e Grafia; Mestres da Literatura; Arte e Matemática; Mão na Forma; Alfabetização, Leitura e Escrita; Conhecimento Matemático; Cartografia na Escola; Cultura Popular e Educação. O edital do pregão - realizado pelo FNDE, em Brasília, dia 18 de maio, das 8 às 12 horas e das 14 às 17h30 - está no Portal de Compras do Governo Federal e na página do Fundo Nacional de Educação.

Repórter: Susan Faria

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página