Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Expansão leva escolas técnicas a Pernambuco
Início do conteúdo da página
Educação básica

Professores participam de curso de formação do Gestar

  • Quinta-feira, 04 de junho de 2009, 19h03
  • Última atualização em Quinta-feira, 04 de junho de 2009, 19h03
Mais de 450 professores licenciados em língua portuguesa ou matemática participam de 15 a 19 deste mês, em São Luís (MA), do programa Gestão da Aprendizagem Escolar II (Gestar), que é um curso de formação continuada para professores que lecionam da 5ª à 8ª série (6º ao 9º ano) do ensino fundamental.

O Gestar II, dirigido aos professores que trabalham com língua portuguesa ou matemática, nos anos finais do ensino fundamental, se divide em duas partes: formação de tutores (professor formador) e de professores (professor cursista). Essa etapa do programa destina-se à formação de 473 tutores, onde é obrigatória a licenciatura na área específica. Esse grupo de formadores repassa o curso para 14.115 colegas da respectiva disciplina que lecionam nos 200 municípios selecionados. Toda a formação do Gestar é feita por professores em atividade do magistério.

A coordenadora-geral de formação de professores da Secretaria de Educação Básica, Helena de Freitas, diz que conhece as dificuldades da maioria dos municípios do Maranhão causadas pelas enchentes ocorridas em maio, mas recomenda aos professores que não percam a oportunidade de fazer a formação. O Gestar atualiza professores em suas áreas de trabalho sobre novos conceitos e metodologias que servem para melhorar o processo pedagógico com seus alunos.

Curso – O Gestar II compreende 300 horas de formação para tutores e cursistas, sendo parte presencial e parte a distância. Os tutores fazem 96 horas de estudos presenciais e 204 horas a distância; já os cursistas, fazem 120 horas presenciais e 180 horas a distância. Ao final do curso, os tutores recebem certificado de extensão expedido pela Universidade de Brasília (UnB), que é responsável pela formação; e os cursistas são certificados pela secretaria estadual ou municipal de educação a que pertencem.

Evolução – O programa Gestão da Aprendizagem Escolar foi criado em 2001 com foco nos professores das séries iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª) e dirigido às redes públicas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Em 2004, foi criado o Gestar II, para professores das séries finais do ensino fundamental ainda com foco nas três regiões. Em 2008, o programa foi expandido para professores das redes públicas de todo o pais. Em 2009, o Gestar tem 141 mil professores em formação nas cinco regiões e 4.700 tutores em atividade.

Ionice Lorenzoni
X
Fim do conteúdo da página