Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Inscrições para o prêmio VivaLeitura vão até 15 de junho
Início do conteúdo da página
Educação básica

Espaço de Leitura movimenta estande do MEC na Bienal

  • Quinta-feira, 12 de maio de 2005, 10h44
  • Última atualização em Sexta-feira, 11 de maio de 2007, 09h18

O poeta Ferreira Gullar, o cartunista Ziraldo, os escritores Moacyr Scliar, Affonso Romano de Sant´Anna, Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Lygia Bojunga, Marina Colasanti e Luciana Sandroni (roteirista da série Sítio do Pica Pau Amarelo), são alguns dos autores que, de sexta-feira, 13, até o dia 22 de maio, participarão das atividades do Espaço de Leitura, no estande do Ministério da Educação, na 12ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro.

"Dentro do espírito da política de formação de leitores do Ministério da Educação, vamos oferecer na Bienal uma série de atividades de leitura para crianças e jovens", disse o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), José Henrique Paim Fernandes, que representou o ministro da Educação, Tarso Genro, na solenidade de abertura da 12ª Bienal. "Afinal, tão importante quanto equipar as bibliotecas das escolas públicas é desenvolver o gosto e o hábito da leitura nos jovens e crianças. Este é um dos mais recentes desafios do MEC: tornar a leitura presente no cotidiano e estimular alunos, pais e professores a freqüentarem espaços de leitura", disse o presidente do FNDE.

Além dos encontros com os autores, o estande do Ministério da Educação também vai sediar oficinas de ilustração de livros, sob a orientação do artista plástico Guto Lins; de origami, com Iara Kauffmann; e de encadernação, com Antonio Carlos Barreto e Lilian Dias.

Encontros - Na programação, estão previstos 21 encontros com autores que possuem obras nos livros distribuídos pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE 2003). Essas reuniões servirão tanto para estimular nos estudantes o gosto pela leitura quanto para orientar os professores sobre as diversas e criativas formas de utilização dos livros em sala de aula, capacitando-os a um melhor aproveitamento das obras distribuídas pelo programa Biblioteca da Escola.

As atividades serão desenvolvidas diariamente na arena montada no estande do MEC. Pela manhã, às 11h, acontecerão as oficinas práticas, seja de ilustração, de encadernação ou de origami. Das 13h às 14h, serão contadas histórias para as crianças. Os encontros com os escritores ocorrerão em dois horários, às 15h e às 19h. Confira a programação do estande do MEC na 12ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro. (Assessoria de Comunicação Social do FNDE)

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página