Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Perguntas Frequentes > Educação Superior > Os cursos de pós-graduação stricto sensu precisam ser autorizados e reconhecidos pelo MEC?
Início do conteúdo da página
Educação básica

Presidente lança Olimpíada de Matemática

  • Quinta-feira, 19 de maio de 2005, 13h13
  • Última atualização em Sexta-feira, 11 de maio de 2007, 09h45

Foto: Tereza SobreiraO presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e os ministros da Educação, Tarso Genro, e da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, lançaram nesta quinta-feira, dia 19, no Palácio do Planalto, a 1ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Com o lema Somando Novos Talentos para o Brasil, o concurso tem o objetivo de estimular o estudo de matemática, identificar talentos e despertar o raciocínio crítico dos estudantes.

Até a manhã desta quinta-feira, mais de três milhões de alunos da quinta à oitava série do ensino fundamental e médio de 7,1 mil escolas, em 2.010 municípios, tinham sido inscritos pela internet. Para o ministro Tarso Genro, a olimpíada é um importante processo na formação da juventude brasileira. "Ela está integrada ao trabalho do MEC de buscar a qualidade no ensino público, descobrir talentos e reduzir as desigualdades sociais, regionais e institucionais presentes na educação", declarou.

Segundo o ministro da Ciência e Tecnologia, a expectativa do concurso é atingir cinco milhões de inscritos. "Nos Estados Unidos, a olimpíada existe há dez anos e atinge seis milhões de estudantes. Esperamos que a olimpíada brasileira seja a segunda maior do mundo", disse. Para a presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, Sueli Druc, a iniciativa é fundamental para enfrentar as dificuldades que os alunos têm para aprender matemática. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) revelou que a maioria dos estudantes brasileiros não atinge os indicadores mínimos de desempenho na disciplina.

Prêmios - Os vencedores serão premiados com 1.110 medalhas de ouro, prata e bronze e certificados de menção honrosa. Aos 2.001 primeiros colocados serão oferecidas bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os professores dos cem melhores alunos ganharão estágio de 15 dias no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). As escolas dos 27 alunos mais bem classificados ganharão laboratórios de computação e certificados de mérito nacional.

A Obmep é dividida em três níveis: alunos de quinta e sexta séries, de sétima e oitava e estudantes do ensino médio. As provas serão aplicadas na própria escola, em duas fases. A primeira, prevista para 16 de agosto, é objetiva, com 20 questões de múltipla escola. A segunda, em 8 de outubro, será discursiva.

Repórter: Flavia Nery

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página