Oficinas do MEC atendem a 92 municípios fluminenses
Gestores de municípios do Rio de Janeiro têm encontro marcado com técnicos do Ministério da Educação na sexta-feira, dia 15, e no próximo dia 29. Representantes das secretarias de Educação Básica (SEB/MEC), de Educação Especial (Seesp/MEC), de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) mostrarão aos gestores como eles podem participar dos programas do ministério.
A primeira oficina será realizada nesta sexta-feira, no Colégio Técnico Agrícola Hidelfonso Bastos Borges, de Bom Jesus de Itabapoana, das 13h30 às 18h. A segunda vai ocorrer no próximo dia 29, na Escola Municipal Vereador Pedro Moreira dos Santos, no mesmo horário, em Rio das Ostras.
Programas — O objetivo das oficinas é estreitar as relações dos municípios com o ministério e apresentar programas que atendam diretamente aos alunos, como a distribuição de merenda escolar e do livro didático e o transporte escolar.
Para o primeiro encontro, foram convidados 18 municípios da região serrana, dentre eles, Petrópolis e Nova Friburgo, e 21 do norte-noroeste fluminense, como Cambuci e São Fidélis. O segundo encontro deve reunir representantes de 53 municípios.
Este ano, o MEC realizou oito oficinas-piloto no Rio Grande do Sul e quatro no Ceará. Em uma nova fase, capacitou 93 gestores paulistas na oficina que ocorreu em São Carlos, São Paulo, no dia 8 de junho, e deve atender mais municípios do estado. Estão programadas mais seis oficinas em São Paulo.
Repórter: Raquel Sá