Literatura para Todos supera expectativa de inscritos: interessados têm até hoje
As inscrições do concurso Literatura para Todos terminam nesta quinta-feira, 16. Até a véspera, o MEC já tinha registrado a inscrição de mais de 600 obras, superando a expectativa, que era de 500 ao todo. Serão selecionados livros de oito gêneros literários que receberão um prêmio de R$ 10 mil cada. A tiragem inicial será de 300 mil exemplares.
Lançado pelo Ministério da Educação (MEC), o concurso é inovador para os escritores brasileiros, profissionais ou amadores, por criar um segmento específico, voltado a jovens e adultos em processo de alfabetização ou recém-alfabetizados. Com a distribuição dos livros, o objetivo é desenvolver o gosto deste público pela leitura e incentivá-lo a continuar os estudos em classes de educação de jovens e adultos (EJA).
“Não há nada do gênero para esse segmento. A produção editorial brasileira ficou exclusivamente voltada para o leitor, aquele que já sabe ler, ou o neoleitor infantil”, explica o professor Tancredo Maia, coordenador-geral de Alfabetização da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC).
As categorias são: conto ou novela, crônica, poesia, biografia ou relato de viagem, ensaio ou reportagem, textos da tradição oral, esquetes, scripts, peças teatrais, roteiros de vídeo ou cinema, quadrinhos e texto utilizando linguagem das tecnologias de informação e comunicação (e-mail, blog, comunidades virtuais, grupos de discussão etc).
Para concorrer, a obra deverá ser inédita. O edital recomenda que os autores priorizem a leveza e a invenção poética, diferente dos textos didáticos utilizados em sala de aula. Entre 17 de março e 5 de abril, uma comissão de nove especialistas e escritores vai avaliar os livros e selecionar os oito melhores. A relação dos vencedores será divulgada em 5 de maio.
Os interessados devem levar suas obras pessoalmente ao MEC ou enviá-las pelos Correios: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Coordenação-geral de Alfabetização – Esplanada dos Ministérios, Bloco L, 6º andar, CEP 70047-900, Brasília (DF).
Reporteres: Ionice Lorenzoni e Sonia Jacinto