Federal de Minas inaugura mais uma etapa da Escola de Engenharia
Com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) inaugura, nesta sexta-feira, 26, às 10h, mais uma etapa da Escola de Engenharia, no campus Pampulha. Serão entregues à comunidade o bloco 2, o laboratório de análise experimental de estruturas e os centros de experimentação 1, 2, 3 e 5.
Com a inauguração dessa etapa, ficam parcialmente concluídas as obras do quarteirão 6, o que permitirá a transferência até julho, para o campus Pampulha, de todas as atividades dos cursos de engenharia metalúrgica, engenharia de minas e engenharia química, bem como do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental do curso de engenharia civil. “Os demais departamentos do curso de engenharia civil devem se mudar para o campus em janeiro e fevereiro de 2010”, informa o diretor da Escola de Engenharia, professor Fernando Amorim.
Segundo ele, agora serão iniciadas as obras do quarteirão 10, “que representará a conclusão do complexo de laboratórios da escola”. No início de 2010, será inaugurado o bloco de ligação, que terá um grande auditório e salas de seminários, e o bloco 3 que, além das salas de aula, abrigará o centro de graduação, onde funcionarão os colegiados dos 11 cursos de graduação da escola e atividades estudantis. “Com a construção das salas de aula, última etapa da obra, todas as atividades da Escola de Engenharia que ainda funcionam no centro da cidade serão transferidas para o campus Pampulha.
“As obras estão seguindo o ritmo normal”, ressalta o professor, ao acrescentar que a universidade “está construindo uma das melhores instalações do país em termos de laboratórios, o que se refletirá na excelência dos cursos”. Amorim destaca que o prédio, que totalizará 59 mil metros quadrados de área construída, “não tem suntuosidade nem luxo, mas utiliza material de primeira qualidade”.
Atualmente, a Escola de Engenharia da UFMG tem cerca de quatro mil alunos de graduação e aproximadamente dois mil de pós-graduação. “Com a implantação do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), deveremos chegar em 2013 com um total de oito mil alunos, somadas a graduação e a pós”, informa Amorim.
Laboratórios – Os centros de experimentação irão abrigar laboratórios dos seguintes departamentos: engenharia de minas, engenharia metalúrgica, engenharia química, engenharia sanitária e ambiental, engenharia hidráulica e recursos hídricos, engenharia de transporte e geotecnia, engenharia de materiais e construção civil, engenharia de estruturas e engenharia elétrica.
No bloco 2 funcionarão salas de professores e a maior parte dos laboratórios dos departamentos de engenharia de minas, engenharia metalúrgica, engenharia química, engenharia sanitária e ambiental e engenharia hidráulica e recursos hídricos.
Veja as etapas de construção das obras no mapa do complexo da Escola de Engenharia.
Assessoria de Imprensa Cedecom/UFMG