Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação superior

TV exibe debate sobre a reforma universitária

  • Quarta-feira, 23 de fevereiro de 2005, 09h11
  • Última atualização em Quarta-feira, 09 de maio de 2007, 12h01

O ministro da Educação, Tarso Genro, participa hoje, dia 23, às 22h30, de debate sobre a reforma universitária no programa Diálogo Brasil, transmitido ao vivo pelo canal a cabo da Radiobrás e pelas emissoras abertas TV Nacional, TV Cultura e TVE. O programa terá como mediador o jornalista Florestan Fernandes Júnior.

Participarão do debate a presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Ana Lúcia Gazzola, o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Gustavo Petta, e o presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), Hermes Figueiredo.

Até o fim de março próximo, o anteprojeto da Lei da Educação Superior, proposto pelo MEC com a participação de representantes dos setores ligados ao ensino superior público e privado no país, receberá contribuições da sociedade. Depois, será entregue à Casa Civil da Presidência da República e, posteriormente, enviado ao Congresso Nacional para votação.

Para o Ministério da Educação, a universidade tem um papel estratégico na construção de um novo projeto de desenvolvimento, que compatibilize crescimento sustentável com justiça social. É essa visão que norteia o processo de reforma da educação superior no Brasil. Na avaliação do MEC, é preciso reformar o setor para fortalecer a universidade pública e impedir a mercantilização do ensino superior. Democratizar o acesso, garantir a qualidade e ter uma gestão democrática na universidade são outros objetivos da reforma.

Durante o debate, Tarso Genro e Ana Lúcia Gazzola falarão diretamente do estúdio da Radiobrás, em Brasília. Gustavo Petta estará na TV Cultura, de São Paulo e Hermes Figueiredo, na TVE, no Rio de Janeiro.

O Diálogo Brasil, exibido sempre às quartas-feiras, às 22h30, é transmitido pelo canal a cabo da Radiobrás (NBR, canal 16), pela operadora NET, canal 13, e para 822 pontos de transmissão no país. Em Brasília, é transmitido também pela TV Nacional (canal 2). O programa integra a grade da Rede Pública de Televisão e é veiculado em 19 estados e no Distrito Federal.

Súsan Faria

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página