Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC nomeia diretor-geral pro tempore do Cefet-RJ
Início do conteúdo da página
Educação superior

Ubes defende reserva de vagas em universidades federais

  • Segunda-feira, 14 de março de 2005, 15h49
  • Última atualização em Quinta-feira, 10 de maio de 2007, 09h13

O presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Marcelo Gavião, disse hoje, 14, em Brasília, na abertura do Seminário Nacional de Educação da Ubes, que a entidade luta pelo acesso e permanência dos alunos na universidade. Segundo ele, "a principal bandeira do encontro é a luta pela aprovação no Congresso Nacional da reserva de vagas nas instituições públicas para os estudantes egressos de escolas públicas".

Para Gavião, a aprovação do Projeto de Lei nº 3.627/24, que trata da reserva de vagas, é a medida mais importante no que diz respeito à democratização do acesso ao ensino superior. Salienta, entretanto, que é necessário que se adote uma série de outras medidas, como a criação de mais vagas e a melhoria do nível da educação básica no Brasil. Durante o seminário, também será travado um debate sobre o financiamento da educação. O presidente da Ubes disse que os estudantes querem contribuir com o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para evitar que ocorram eventuais desvios de verba pública.

O presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Gustavo Peta, que estava presente, afirmou que a Ubes e a UNE formarão uma aliança para garantir os avanços da assistência estudantil e da ampliação dos cursos noturnos nas universidades federais. Lembrou, ainda, que serão promovidos debates estaduais acerca da reforma do ensino superior.

O seminário termina dia 17, quando ocorrerá uma passeata na Esplanada dos Ministérios, que vai reunir estudantes secundaristas de todo o Brasil.

Sandro Santos

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página