Comissão de residência médica pode reverter suspensão do HBB
A Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) poderá reverter a suspensão do Hospital de Base de Brasília (HBB), caso o hospital se adapte às normas da residência. O HBB, que teve suspensa a autorização para residência médica na área de cardiologia, pode pleitear o recredenciamento até o fim deste ano. A proposta será julgada por uma plenária composta por nove pessoas, entre membros da Associação Médica Brasileira, do Ministério da Saúde, do Conselho Federal de Medicina, da Associação de Médicos Residentes e do Ministério da Educação (MEC).
O diretor do Departamento de Residência e Projetos Especiais na Saúde da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC) e secretário executivo da CNRM, Antônio Carlos Lopes, afirma que o Hospital de Base foi colocado em diligência para a adequação necessária. A área de cardiologia foi descredenciada por diversas falhas, como falta de equipamentos, medicamentos essenciais e sobrecarga no atendimento dos médicos residentes.
De acordo com Antônio Carlos, "a residência médica busca a excelência, seriedade e um médico bem formado". Os hospitais descredenciados têm dois anos para pleitear o recredenciamento, que será avaliado pela comissão e pelos conselhos regionais. (Assessoria de Imprensa da SESu)